Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » E-mail Marketing » Autoresponders para afiliados

Autoresponders para afiliados

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: E-mail Marketing

Os autoresponders são e-mails pré-cadastrados que os usuários irão receber de acordo com a sequência que você definir. Mas, como assim?

Esse é o momento onde você cria uma sequência de e-mails, com conteúdos relacionados e venda de produtos, e a partir do momento que um usuário se cadastra na sua lista, ele passa a receber cada um desses e-mails na ordem e espaçamento de tempo que você determinou.

autoresponders

Vamos tentar mostrar isso de uma maneira mais prática, utilizando um exemplo:

Vamos supor que tenho um site sobre “celulite” e algumas pessoas se cadastraram em meu blog para receber informações relacionadas. Para mantê-las atualizadas, criei uma sequência de e-mails com os seguintes assuntos:

  • E-mail #1: Maneira incomum de acabar com a celulite de forma natural…
  • E-mail #2: 5 segredos cruciais para eliminar a celulite (passo-a-passo)
  • E-mail #3: 3 exercícios que PIORAM a celulite (cuidado com eles!)
  • E-mail #4: 5 fatores que impedem a remoção da celulite (Atenção aos itens #3 e #5)
  • E-mail #5: 4 exercícios que FUNCIONAM para acabar com a celulite
  • E-mail #6: Quais são as camadas musculares para estimular no combate a celulite?
  • E-mail #7: Genética… O Cace%¢!… (Não caia nos mitos da celulite)

Você deverá configurar a sua sequência dentro da interface do seu serviço de e-mail. A imagem abaixo mostra um exemplo da interface do Mailchimp. A imagem mostra os e-mails #1, #2 e #3 de nosso exemplo acima:

autoresponder no mailchimp

No caso acima, definimos que o primeiro e-mail é enviado um dia após a pessoa se cadastrar na lista. O segundo e-mail é enviado 2 dias após o primeiro e-mail ter sido enviado. O terceiro e-mail é enviado 2 dias após o segundo e-mail ter sido enviado e assim por diante.

Você define o espaçamento entre os e-mails da maneira que achar melhor. Então de maneira mais direta, o que realmente acontece nesse processo de autoresponders?

Cada nova pessoa que se cadastrar na sua lista será incluída no início dessa sequência de e-mails, e respeitando os espaçamentos de dias que você definiu, ela passará a receber cada um desses conteúdos.

O resultado de trabalhar com autoresponders é fantástico, pois ele automatiza o processo enviando a informação para os usuários da maneira que você desejar.

Se você nunca utilizou algum serviço de e-mail, talvez tenha um pouco de dificuldade no começo, e é importante fazer alguns testes para ver se você está no caminho certo.

Criando sua Reputação

Para as suas estratégias de e-mail funcionarem a longo prazo, é muito importante você criar um relacionamento saudável com sua lista.

Imagine um cenário onde você está procurando mais informações sobre um assunto, assina a lista de alguém, e recebe um primeiro e-mail que vende um produto, um segundo e-mail vendendo novamente, um terceiro que vende novamente, e assim por diante, onde o autor não construiu um vínculo com você, não passou dicas e informações mostrando conhecimento no assunto e apenas tentou te empurrar vendas em todos os e-mails que você recebeu. É provável que você se descadastre da lista e procure outro lugar que possa oferecer informações relevantes pra você.

Veja bem, não estamos falando para você não vender o produto, e sim para que tente criar um relacionamento com seus seguidores. Você só conseguirá gerar vendas para um produto com uma recomendação, se seu seguidor se sentir agradecido por algo de valor que você possa ter oferecido a ele de graça. A menos que a oferta seja irresistível.

Agora imagine o cenário onde você se cadastra em uma lista e recebe o primeiro e-mail com uma breve apresentação do autor, o segundo e-mail com uma dica muito legal, o terceiro com uma indicação de um artigo interessante que desperta o seu interesse e no quarto ele apresenta a oferta de um produto. No quinto ele reforça a venda do produto, no sexto e sétimo mais dicas bem legais, e no oitavo ele retoma oferecendo a oferta novamente. Em um cenário como esse a possibilidade de um usuário comprar é maior do que no primeiro cenário apresentado (isso não é uma regra).

A questão aqui é que você pode construir uma relação duradoura com as pessoas de sua lista, e construir autoridade no assunto que você compartilha com seus seguidores. Ninguém gosta de receber apenas e-mails que vendem produtos, mas se receberem muitas informações que agreguem valor, seus seguidores não vão se importar de receber a oferta de um produto.

Nós fazemos muitos testes com listas de e-mail, e posso citar um exemplo de uma lista com quase 2 anos de autoresponder (isso mesmo, esse autoresponder tem 621 dias). É uma lista muito engajada, ou seja, quando oferecemos uma oferta, mesmo após tanto tempo, temos uma conversão muito boa. A razão para isso? Essa lista foi criada com o objetivo de realmente ajudar as pessoas em um determinado assunto. Mesmo enviando várias ofertas ao longo do tempo, enviamos também vários e-mails que as ajudaram a superar aquele problema. Além disso, a taxa de unsubscribe é baixíssima.

Pense como se cada pessoa de sua lista fosse um aluno na escola e você é o professor. Você ensinará um conteúdo legal em uma aula, outro conteúdo na próxima aula, e de vez em quando você pode sugerir um livro que complemente determinado assunto. Você estará ganhando credibilidade com seus alunos pelos ensinamentos que você tem passado a eles.

Mas lembre-se sempre da sua reputação. Você colocou a sua cara a tapa, então recomende produtos que realmente sejam de qualidade e possam ajudar seus seguidores, senão o relacionamento com a sua lista vai por água abaixo.

Outro ponto importante, não é porque você está trabalhando com autoresponders que você não poderá enviar e-mails broadcast (campaign) para a sua lista. Discutiremos essa estratégia mais adiante.

Sequências Rápidas de E-mail

Enquanto as estratégias para criar a reputação demandam um trabalho a “longo prazo”, essa estratégia de sequência rápidas de e-mail visam apenas a criação de uma lista “temporária”, sem a construção da reputação e que tem como objetivo somente a venda de um produto com as sequências de e-mail.

Em outras palavras, eu não preciso atuar nesse nicho de mercado para promover uma oferta, eu não preciso criar a credibilidade com minha lista, eu simplesmente monto uma sequência de e-mails que utilizam a autoridade de alguém para vender o seu próprio produto.

O quê? Como assim?

Para explicar esse tipo de estratégia vamos mostrar um exemplo prático:

Nicho: R: celulite

Programa que quero promover: R: Adeus Celulite

Qual o meu conhecimento sobre essa área? R: Nenhum

Qual a minha reputação nessa área nenhuma? R: Nenhuma

É fácil construir autoridade nessa área (baseado no fato que sou uma pessoa formada em computação e não um personal trainer ou nutricionista)? R: Não!

Mesmo sem o conhecimento na área, eu posso utilizar uma isca digital, por exemplo, para coletar e-mails de pessoas interessadas em receber informações sobre celulite. Posso criar uma página de captura, posso trabalhar em meu blog… o importante é que darei a isca digital e coletarei e-mails de pessoas interessadas nesse assunto.

Veja bem, não vou utilizar o meu nome como a autoridade sobre aquele assunto, e sim a autoridade de quem é o produtor de determinada oferta.

Veja um exemplo de captura:

página de captura

Assim que as pessoas entram nessa lista, elas farão parte da sequência rápida de e-mails, que consiste entre 7-10 e-mails enviados em cerca de 2 semanas e que promoverão exclusivamente UMA oferta, no caso de nosso exemplo, o programa Adeus Celulite.

A sequência utilizada é essa:

  • E-mail #1: Maneira incomum de acabar com a celulite de forma natural…
  • E-mail #2: 5 segredos cruciais para eliminar a celulite (passo-a-passo)
  • E-mail #3: 3 exercícios que PIORAM a celulite (cuidado com eles!)
  • E-mail #4: 5 fatores que impedem a remoção da celulite (Atenção aos itens #3 e #5)
  • E-mail #5: 4 exercícios que FUNCIONAM para acabar com a celulite
  • E-mail #6: Quais são as camadas musculares para estimular no combate a celulite?
  • E-mail #7: Genética… O Cace%¢!… (Não caia nos mitos da celulite)

No e-mail 1, tem uma introdução breve sobre os problemas da celulite e convidam o usuário a assistir ao vídeo de vendas. Já nos e-mails 2, 3, 4, 5, 6 e 7 são oferecidos artigos sobre o assunto e ao final deles, uma opção para o leitor adquirir o programa. Como discutido anteriormente sobre landing pages de informação.

A estratégia foi captar o e-mail, utilizar a autoridade do criador do programa Adeus Celulite e enviar uma sequência rápida de e-mails que promovem o produto dele. Quando falamos no início desse capítulo sobre lista “temporária” é que após a sequência terminar, você pode descartar essa lista, tentar outros e-mails para forçar uma venda, ou ainda tentar oferecer outras ofertas para ela. Mas o objetivo dessa estratégia é a venda de um único produto nessa curta sequência enviada.

Essa estratégia é eficiente, e você pode fazer diferentes testes como: tentar usar e-mails mais pessoais em sua sequência, escrever e-mails que falam diretamente sobre a venda e explicar como comprar o programa ou enviar sua lista para páginas de depoimentos.

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.