Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » Guias » Como Promover Infoprodutos com Banners

Como Promover Infoprodutos com Banners

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: GuiasTráfego Orgânico

Uma das maneiras de promover um infoproduto (produto digital) é através do uso de banners (imagens), onde elas devem ser bem posicionadas dentro do seu website para chamar a atenção do usuário e assim você levar mais tráfego para o produto que você está promovendo, aumentando suas chances de vender.

Um ponto importante a ser ressaltado sobre os banners, é que normalmente eles tem uma conversão menor quando comparados a conversão de tráfego proveniente de email, onde você já tem determinado engajamento com sua lista, e assim ao indicar algum link, você tem um tráfego mais “qualificado”.

Bom, vamos analisar os principais pontos em relação a promoção de produtos através do uso de banners.

Ponto #1: A Qualidade do Produto

Sem dúvida alguma o primeiro ponto que você deve analisar é a qualidade do produto. Eu recomendo sempre você conhecer o que você está promovendo, ver feedbacks na internet, pois promover algo sem qualidade, não só será difícil de vender, mas também será um produto que terá altas taxas de reembolso por não oferecer a qualidade que o comprador espera.

Ponto #2: A Landing Page do Produto

Outro fator bastante importante é realizar uma análise na landing page do produto que você está promovendo. Ao analisar a página pense em você como um usuário, se você sentiria confiança em uma página daquela, se é uma página bem elaborada, possui um texto ou vídeo bem diagramados e organizados, o layout do site passa confiança, uma série de detalhes que podem fazer a diferença na hora da venda. É bastante importante aqui você fazer um tracking via Google Analytics, para entender exatamente o que está acontecendo com o tráfego que você tem gerado para o vendedor do produto e analisar a conversão.

Ponto #3: A Chamada do Banner

A chamada do banner deve estar diretamente ligada a landing page para a qual o usuário será direcionado. Um fator importante que ajuda na conversão é você verificar como é o tratamento do cliente na landing page, se a página tem toda uma história, uma quantidade grande de informações que convencem o cliente a realizar a compra, ou se, ela simplesmente é uma página com um preço direto, uma venda mais direta.

No caso de produtos digitais a grande maioria se utiliza de uma série de informações e não leva o usuário diretamente para uma venda. E aqui está a grande jogada em como você pode mais do que dobrar a quantidade de visitas que você leva para a landing page, mantendo o mesmo número de visitas que seu site recebe (já fizemos dezenas de testes nessa área).

Vamos dar um exemplo fictício de um Produto para Emagrecer. Abaixo estão algumas chamadas que você poderia usar, achando que estaria usando algo bom, mas que na verdade não iria render nem metade do que você poderia conseguir.

  • O programa mais completo de emagrecimento do mercado. Clique Aqui e Veja!
  • Mega Promoção do melhor produto de emagrecer no mercado.
  • Compre agora Esse mega produto (de 900 por 100 Reais)

Agora abaixo vou mencionar outros exemplo que dariam muito mais resultados (novamente ressaltando que isso está ligado a landing page)

  • Dica incomum ensina como perder até 5 quilos em 1 semana!
  • “Com esse truque meu peso caiu de 95kg para 80kg” Cique e Veja!
  • Depois de anos sem conseguir emagrecer, finalmente achei a solução!

Veja bem, para isso trazer resultados finais na venda, as chamadas devem estar totalmente ligadas ao que a landing page oferece, onde você deve aproveitar essas informações para criar um anúncio atrativo. Nos primeiros exemplos, você já levanta uma flag pro usuário que ao clicar ali uma venda será atribuída a você. Nos últimos exemplos você leva ele pela informação, e em landing page bem desenvolvida, isso é um grande fator que irá ajudar na conversão.

Ponto #4: Posicionamento do Banner

É muito importante a localização de onde você irá colocar o banner em seu blog ou site. Na imagem abaixo mostramos os locais onde mais tivemos resultados com um melhor CTR.

PS: Os números são apenas para facilitar a explicação abaixo, e não indica uma ordem de qual o melhor posicionamento para se colocar o banner.

posicionamento de banners

Essas localizações chamam bastante a atenção do usuário em seu site. Aqui o segredo é você realizar testes em seu site e analisar os resultados para ver quais desses locais geram mais cliques pra você. Você pode ainda utilizar duas posições para colocar banners diferentes. Por exemplo na localização 1 você poderia usar um tipo de chamada, e na posição 4, outra chamada diferente.

A localização que mais usamos mesmo é de número 2. Ela é criada através de um float junto ao conteúdo, e pode ser alinhada a esquerda ou a direita dependendo do layout do seu site. Muito cuidado para não exagerar em anúncios na primeira dobra, pois isso pode ser prejudicial a experiência do usuário em seu site.

Mas quem vai determinar o melhor posicionamento será você, após realizar testes em seu site.

Agora a pergunta comum que as pessoas fazem:

– Até que ponto é válido eu trocar meu bloco de Adsense por um banner de afiliado?

Bom vamos lá…

Google Adsense VS Banner Afiliado

Quando falamos de Google Adsense, sabemos que somos pagos a cada clique que o anúncio recebe, enquanto com afiliados nós ganhamos comissão quando uma venda é gerada. Então não é arriscado demais eu tirar meu ganho certo que recebo com adsense, pra trocar por um banner de afiliado que pode não vender nada e assim no final do mês eu ter menos ganhos???

Aqui é outro ponto bem importante de se analisar…

Se você possui um blog genérico, por exemplo: tudo sobre saúde, e tem um anúncio adsense sendo exibido na posição 2 em todos os artigos do seu site, então você tem uma chance muito grande de aparecer anúncios relacionados de acordo com seu artigo.

Em um artigo sobre dor de barriga, o Google tentará mostrar anúncios relacionados a isso, então tende a atrair cliques de usuários nesses artigos.

Se você tirar esse bloco do adsense, e trocar por um banner que promova um produto para emagrecer, é provável que em boa parte do seu site, esse anúncio não seja relacionado ao conteúdo de interesse do usuário, então é provável que em um site tão amplo, que os seus ganhos como afiliado sejam menores do que os ganhos com adsense. Isso não é uma regra, mas é uma grande probabilidade.

Porém suponha que você tem um site específico sobre assuntos para emagrecer, e você troca o anúncio adsense por um banner atrativo, com uma chamada interessante como conversamos no ponto #3. Como o seu site gira em torno desse assunto, o banner será relevante para grande parte dos leitores do site, aumentando as suas chances de receber visitas e consequentemente aumentar seus ganhos como afiliado.

Novamente, isso também não é uma regra, por isso SEMPRE é necessário realizar testes. Como trabalhamos com diversos testes e análises, em blogs de nicho, conseguimos aumentar o rendimento em até 300% promovendo produtos como afiliados em banners ao invés de Adsense. Por isso, TESTEM TUDO!!!

Testes & Análises

O que irá determinar em como você aumentará os ganhos em seu blog, serão os testes e análises que você fizer com precisão e assim você conseguirá focar no que mais rende dinheiro pra você.

As pessoas ás vezes tem medo de tirar um bloco de anúncio que rende um pouco pra elas, devido a incerteza de uma venda como afiliado. MAS, somente testando é que você conseguirá ter os resultados reais e assim possivelmente aumentar seus ganhos.

Veja um caso em um site de nicho, realizado com 3 meses de testes

  • Banner Produto A – 336×280 – Rendeu 2800 Reais
  • Banner Produto B – 336×280 – Rendeu 1240 Reais
  • Anúncio Adsense – 336×280 – Rendeu 860 Reais (valor já convertido do dólar)

Espero que esse artigo tenha ajudado com algumas ideias para você poder promover infoprodutos (e até mesmo produtos físicos, porém infoprodutos pagam comissões muito maiores) através do uso de banners.

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

2 comentários

  1. Elias Marciano

    Muito bom estes artigos, tem ajudado muito na minha pouca experiência com anuncíos, obrigado

  2. Aloisio Pires

    Estava com essa dúvida sobre a questão dos banners, desde posicionamento até mesmo a velha dúvida do iniciante em saber se troca o banner do Adsense pelo de afiliado. Este artigo me ajudou bastante. Valeu Cassiano!

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.