Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » Guias » Como Promover Infoprodutos com Facebook Ads

Como Promover Infoprodutos com Facebook Ads

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: GuiasTráfego Pago

O Facebook tem sido o canal mais utilizado pelos afiliados para promover infoprodutos, através dos anúncios pagos (Facebook Ads).

Por quê?

Simplesmente porque com o Facebook Ads você consegue: gerar uma grande quantidade de tráfego barato, além de ser um tráfego segmentado e qualificado, e assim o Retorno sobre o investimento (ROI) que você pode atingir é algo impressionante!

Facebook ads para afiliados

Claro que para ter sucesso em suas campanhas é necessário saber trabalhar corretamente com a plataforma, entender de segmentações, realizar testes, monitoramento de conversões e gastos, tipos de campanhas, entre outros pontos importantes para se criar campanhas que renderão diariamente um lucro considerável em relação ao seu investimento.

Antes de começar…

Se você decidiu promover um infoproduto em uma campanha paga, tenha certeza que é algo de qualidade, com uma boa landing page, que possua bons feedbacks, baixa taxa de reembolso, uma equipe de suporte ao produto, alta % de comissão, etc.

Se o produto possuir uma landing page fraca… você não terá uma boa conversão!
Se o produto possuir uma landing page boa mas um produto ruim… você converterá mas terá altas taxas de reembolso!

Então leve isso em consideração ao promover um infoproduto em campanhas pagas, como o Facebook Ads.

#Dica: Páginas com vídeo de venda (bem feitos) convertem MUITO melhor do que páginas com cartas de venda!

Determinando o Tipo de Campanha

Existem basicamente três tipos de páginas para as quais você pode estar levando o usuário quando ele clicar no seu anúncio:

  • Diretamente para a Landing Page de Venda do Produto (Site do produtor com seu link de afiliado)
  • Para um Artigo (em seu site ou site do produtor) onde ao final do artigo linka para a página de venda
  • Para um site seu, que através de uma squeeze page (uma página com formulário) você vai coletar o email desse usuário, para promover o programa por email.

Existem outras opções, mas essas são as maneiras mais comuns de promoção no Facebook. Muitas pessoas gostam de enviar para as suas próprias squeeze pages para promoverem o programa depois através de emails, e realmente muitas pessoas tem sucesso com isso. É um método mais trabalhoso, até pra ter o tracking exato do seu investimento X lucro que não é algo tão trivial.

Vou focar a promoção de produtos digitais para a landing page do produtor neste artigo. Este é o método que mais utilizamos nos últimos meses tivemos resultados fantásticos.

Começando a Campanha

Ok, você já escolheu um produto digital pra promover. Tem boa reputação, ótimos feedbacks, paga uma boa porcentagem de comissão, então agora é hora de começar a campanha no Facebook.

Entre no gerenciador de anúncios, e coloque sua url de afiliado que levará para a landing page do produtor.

DETALHE IMPORTANTE:

  • Se estiver promovendo um produto do ClickBank, adicione ao final de url &tid= (ex &tid=fbad1 ou &tid=facebook1)
  • Se estiver promovendo um produto do Hotmart, adicioneo ao final da url &source= (ex &source=fb1 ou &source=facebook1)

Com esses parâmetros você conseguirá fazer o tracking dentro da plataforma (ClickBank ou Hotmart) de onde veio exatamente essa venda e assim ter mais controle sobre o andamento de suas campanhas.

NewsFeed X Sidebar X Mobile x Post Promote

Para esses 4 tipos de anúncios, eu recomendo que você crie campanhas separadas. Por exemplo, uma imagem que fica boa para o newsfeed, não necessariamente ficará boa no sidebar, assim como o texto de cada anúncio… Todas as vezes que fizemos as campanhas separadas tivemos resultados muito melhores. Ex uma campanha específica pra Mobile.

  • NewsFeed – Você precisa associar a uma fanpage para que o anúncio apareça no newsfeed (feed de notícias) do público selecionado. As campanhas promovidas aqui não aparecerão em sua fanpage.
  • Post Promote – Como na opção acima ele também aparecerá no NewsFeed do público, porém ele é uma postagem normal da fanpage que será promovida, ou seja, você deve fazer uma postagem na fanpage, e depois promovê-la.
  • Sidebar – São aqueles anúncios menores, que ficam na lateral da página. Possuem um CPM muito mais barato do que o newsfeed porém um CTR muito menor. Também é uma ótima opção de anúncio.
  • Mobile – Somente aparece no Facebook de pessoas que estiverem usando smartphones. É uma excelente opção mas vai depender bastante do que está sendo promovido.

Imagens

Agora você deverá escolher imagens para suas campanhas. Tente sempre colocar imagens que chamam bastante atenção, e que se destacarão dentro do Facebook. Cores como fundos amarelos, laranjas e pretos funcionam bem! É recomendado escolher pelo menos umas 3-5 imagens, para você poder ver qual delas terá melhor CTR, depois pausar os outros anúncios e deixar sua verba ser gasta no anúncio que mais converte.

É recomendado utilizar as dimensões para as imagens dos anúncios conforme abaixo:

  • Imagens para Campanhas no Sidebar – 100 x 72 px
  • Imagens para Campanhas em NewsFeed – 600 x 315 px

Algumas dicas para imagens:

  • Fundo da Imagem que chame atenção
  • Imagens criativas e diferentes (não use aquelas imagens padrão de bancos de imagem)
  • Borda nas Imagens
  • Setas

Você pode ver diversas dicas de como criar excelentes anúncios para FB Ads através da apresentação da Aline no Afiliados Brasil:

Textos & Headlines

Você deve despertar o interesse e curiosidade do usuário, para que ele clique no anúncio. Se você coloca uma chamada de venda diretamente no anúncio, as suas chances de receber um clique caem bastante. Como estamos falando de infoprodutos, que possuem uma boa landing page, que irá dar boas informações e depois fazer a venda, pense em como tirar alguma informação útil da página de venda e criar o anúncio com isso.

Por exemplo se eu estiver promovendo um produto de domesticar animais, eu não usaria:

  • Guia completo para domesticar animais!
  • Promoção do guia para seu animal…
  • Veja agora tudo o que você precisa saber sobre animais domesticados…

Eu usaria algo como:

  • Essa dica rara tem ajudado muitas pessoas a domesticar seus animais
  • E não é que funciona! Essa dica fez meu cachorro ficar mais dócil…

Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença, e em testes realizados já vimos CTRs mudarem de 2% para 5% somente através de testes de frases e headlines.

Uma outra dica fica por conta de usar um verbo de ação ao final, como Veja mais, Acesse agora, Clique para ver, etc…

O Facebook permite ainda adicionar um Call to Action, um botão que roda junto ao anúncio, com alguns verbos já pré-definidos. Nós usamos bastante o Saiba Mais (Learn More) mas outras opções podem encaixar para sua campanha.

Configurações Básicas

Aqui entra as configurações básicas de campanha, como:

  • País
  • Língua
  • Idade
  • Gênero
  • etc

São configurações muito importantes, que devem ser setadas de acordo com o público alvo do produto. Se estou promovendo algo contra velhice para mulheres, obviamente eu escolheria informações como: Brasil, Português, +35 Anos, Mulher.

Interesses & Comportamentos

Aqui está um ponto determinante para o sucesso de uma campanha. Você deve escolher os interesses corretos para que sua campanha rode para um público mais qualificado para clicar no seu anúncio.

Se estou promovendo um infoproduto para domesticar animais, seria interessante fazer um target em pessoas interessadas em cães e gatos.

Ainda sobre esse mesmo produto, uma maneira de segmentar melhor seria eu criar 2 campanhas distintas, e uma delas com target de pessoas que gostam de gato e na outra campanha com pessoas interessadas em cães.

A chamada para a campanha de cães poderia ser:

– E não é que funciona! Essa dica fez meu cãozinho ficar mais dócil..

A chamada para a campanha de gatos poderia ser:

– E não é que funciona! Essa dica fez meu gatinho ficar mais dócil..

E claro as imagens seriam de acordo!

Segmentação é TUDO no Facebook. Você segmentar o público e ter as informações do anúncio focados nesses interesses, fazem com que suas campanhas tem um excelente alcance de pessoas realmente interessadas no que você está promovendo.

CPC VS CPM

Muitas pessoas gostam de trabalhar com CPC (custo por clique) onde a pessoa paga por cada clique que recebe, e no Facebook essa opção é habilitada ao escolher Bid for Clicks (onde você pode optar por colocar um valor máximo no clique ou deixar o Facebook otimizar para você conseguir mais clicks). Nós também trabalhamos com esse tipo campanha, mas na verdade temos os melhores resultados com campanhas de CPM, onde escolhemos Bids for Impressions, e pagamos a cada 1000 exibições.

Aqui vai depender MUITO de como foi criado seu anúncio, a segmentação, etc… mas geralmente temos pago bem mais barato pelo click utilizando esse modelo.

Nós também usamos muto Bid for Conversions, mas essa opção para afiliados é complicada, pois é necessário gerar um pixel de conversão no site.

Agora basta setar os valores diários e começar a campanha.

Maior Erro de Afiliados Iniciantes

O erro mais comum de um afiliado iniciante é colocar valores pequenos de investimento e deixar apenas alguns dias, onde ele não conseguirá tirar nenhum resultado da campanha e assim concluirá que não está valendo a pena.

O ideal para quem quer realmente ganhar dinheiro como afiliado promovendo infoprodutos, é fazer um investimento inicial que dê chance para uma análise mais apurada da campanha.

Por exemplo, comece investindo 100 Reais por dia e deixe rodar cerca de 3-4 dias. Depois desse período, você consegue ter uma boa ideia de qual anúncio está convertendo melhor, qual tem maior CTR, conseguirá ter análises sobre headlines, imagens, etc.. Um conjunto realmente interessantes de informações! Assim você pode pausar os anúncios que não estão dando retorno, e com essa filtragem você começa a rodar toda a sua verba naqueles anúncios que estão trazendo mais resultados.

Após mais alguns dias, veja novamente os dados, e assim pause os anúncios que estão rendendo menos, até deixar um anúncio rodando, mas que seja o que mais te traz retorno!

É incrível como depois que você acerta as campanhas, é possível ter uma retorno de cerca de 200-300% do valor investido.

Tivemos um caso de um afiliado que chegou a investir cerca de 1000 dólares por dia em FB ads para um produto, e manteve esse investimento por cerca de 45 dias! Como o produto que ele promovia tinha 75% de comissão, tente imaginar quanto ele teve de retorno!

Claro que esse caso é de um afiliado mega experiente, e trabalha com isso há anos! Mas se feito de maneira correta, é possível ganhar um bom dinheiro promovendo produtos como afiliados no Facebook.

Mas existem campanhas também que podem dar prejuízo. Por isso é muito importante testar e testar e testar.

Ferramenta: Ad Espresso

Vou deixar a recomendação de uma ferramenta que nós utilizamos, chama-se Ad Espresso. Com ela você consegue criar uma infinidade de anúncios com apenas alguns cliques, e ela já gera todos os relatórios customizados das campanhas, de acordo com cada critério que você deseja testar. É muito simples de usar, e depois que começamos a trabalhar com ela nossas conversões nas campanhas aumentaram bastante.

O site www.adespresso.com

PS: Isso não é um link afiliado, e não ganhamos nada em promover a ferramenta. Apenas a usamos porque realmente ela ajuda bastante!

Espero que esse artigo sobre como promover produtos digitais através do FB Ads tenham ajudado você!

Extra

Atualização! Como o Facebook muda constantemente, fizemos um post mais atualizado com:

  • Como escolher um produto para promover
  • Chamadas que mais convertem
  • Imagens que mais convertem
  • E muitas outras dicas para compra de tráfego para afiliados

Acesse: Como Comprar Tráfego

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

21 comentários

  1. Natan Rocha

    Nossa ótimas dicas realmente muito relevante… Posso conseguir sucesso na minha campanha investindo menos que 100 reais? sei que isso é variante mais em média em quantos dias tenho retorno? Quero promover meu link de afiliado de um curso no Hotmart, quais são as chances de não dar certo?

  2. Cassiano

    Olá Natan, tudo bem?

    Pode sim, a questão principal de tudo é a realização de testes, você precisa testar diferentes segmentos, imagens, textos, etc até encontrar o público ideal para seu anúncio.

    Não tem como te passar em quantos dias tem o retorno pois depende do valor investido, tem campanhas que investimos 500 reais por dia, então temos um resultado mais rápido, porém em outras colocamos apenas 40-50 reais/dia, então leva mais tempo para ter resultados mais consistentes. Se você investir pouco como algo entre 10-15 reais/dia você precisa deixar bastante dias rodando o anúncio para poder ter um resultado mais preciso.

    Eu particularmente nunca promovi um produto do Hotmart através do FB Ads, apenas produtos do ClickBank, mas acredito não ter problema algum e ser o mesmo procedimento. As chances de dar certo ou errado vai depender de suas campanhas!

  3. João

    Ótimo artigo, esclareceu muitas dúvidas.
    Se possível, gostaria de pedir uma continuação desse assunto com um exemplo prático. Enfatizando na parte de interesses & comportamentos, pois gostaria de saber mais deste tópico.

    Obg pela atenção, sucesso a todos.

  4. Pedro Tessarolo

    Opa. Então eu comecei a utilizar o facebook pra vender infos do hortmart, estou com a campanha rodando a uns 3 dias com 40 reais por dia, ha teve cerca de 500 cliques mas não rendeu nenhuma venda, é normal? Estou utilizando links de venda do hotmart mesmo. Não criei uma pagina minha nem nada, somente aqueles links de divulgação do meu produto. O que acha que acontece por eu não ter vendido nada?

    • Mariane

      Tente reformular sua chamada no anúncio, Pedro.
      E da forma como vc está fazendo, mandando direto para a pagina do produtor, vc não está construindo lista. Pq senão vc vende uma vez, isso se a pessoa já comprar de cara quando clicar no seu anúncio, o que é mais difícil de acontecer, de acordo com as estatísticas. Vc tendo uma lista, vc pode vender mais de um produto para ela.
      Sucesso!!! 😉

  5. Elias Marciano

    Maravilhoroso, ha dias pesquisando sobre esse anuncio no feicebook, obrigado.

  6. Antonia

    Estou a escrever pois quero mais informações ,

  7. Valdemir

    Olá Cassiano,

    Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo.
    Obrigado pela indicação da ferramenta Ad Espresso.

  8. TecnicaHotmart

    Olá,
    Gostei da dica, espero mais dicas como esta, obrigado.

  9. Telma Nascimento

    Acho que dar Retorno,se investir pesado.
    Concordo que temos que segmentar o público-alvo.
    O que nós afiliados temos é medo de dar um tiro no escuro.

  10. Nilo Luz

    Quanto a URL da campanha você recomenda usar um domínio próprio , pois ouvi dizer que o facebook está cancelando contas que usam o domínio da plataforma. QUal a indicação?

    • Cassiano Travareli

      Olá Nilo,

      Se preferir você pode utilizar um domínio próprio, e copiar as informações da página do produtor (VSL, carta de vendas, etc..) ou utilizar um iframe em seu domínio.

  11. Emilio

    Cassiano só uma dúvida, embora o artigo está bem claro, sou iniciante e ainda não realizei nenhuma campanha no Facebook ads e gostaria de saber se para fazer um anúncio no feed de noticias com o objetivo de levar a lead para a página de vendas do produtor do infoproduto eu preciso criar uma fãnpange minha, ou a associo a uma fãnpage já existente?Abraço, e valeu pelo excelente conteúdo disponibilizado!!

    • Cassiano Travareli

      Olá Emilio, tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo, fico feliz de estar ajudando 🙂

      Realmente, nesse caso você precisa criar uma fanpage própria, pois para os anúncios de newsfeed realmente é necessário ter uma fanpage associada. Se deseja promover um produto de terceiros, basta criar uma fanpage simples relacionada ao tema do produto que está promovendo. Aproveite pra colocar algumas informações e postagens com seus links de afiliado dentro da fanpage também para aproveitar ao máximo as visitas de sua campanha.

      Grande abraço!

  12. Junior

    O melhor artigo que eu já li sobre afiliados. Dicas que valem ouro!!

  13. O Silva

    Otimo artigo. Esta faltando um sobre o uol cliques para completar, pois gosto dessa ferramenta.

  14. Lucas

    O facebook vem bloqueando todos anúncios direto para a página de vendas ou alguma outra url da hotmart. Existe como fazer anúncios para o link de afiliado sem ter um domínio ?

  15. Adriana Bicalho

    Olá Cassiano, tudo bem?

    O que seria VSL (já ouvi também falar em campanhas VSL)? Você teria algum exemplo?

  16. Francisco carvalho

    Ótimas dicas cassiano, Cara eu gostaria de saber se é possivel obter resultados no primeiro dia investindo 100 Reais ??

  17. Laura Abe

    Para mim, o mais dificil é criar um anuncio que converte, já fiz algumas tentativas, e pouco resultado. Façam mais materiais como este ensinando a divulgar os programas afiliados!

  18. Marcelo

    Nossa ótimo artigo!!!

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.