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CTR: Fator de Rankeamento?

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: ConversãoTráfego Orgânico

Vamos falar sobre CTR ser ou não ser um fator de rankeamento para o Google ou outros mecanismos de busca.

O que é CTR?

Para explicar de maneira simples o que é CTR (Click-through rate) irei dar um exemplo fictício. Consideremos que a busca por “cadeiras para escritório” teve 4000 impressões nos resultados de busca e que 500 pessoas clicaram em seu website a partir dessa consulta. Nesse caso dividimos o numero de visitas pelo número de impressões, ou seja, 500/4000 = 0,125. Multiplicamos por 100 para obter a resposta em porcentagem e temos que o CTR desse site para a consulta “cadeiras de escritório” é igual a 12,5%. Portanto, podemos dizer que o CTR significa a taxa de cliques em seu site para determinada consulta, calculado pela fórmula:

CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) x 100

CTR (Click-through rate)

O CTR (Click-through rate) é algo que o usuário tem o poder de explorar muito bem

Que fatores podem alterar meu CTR?

Vamos considerar os resultados de uma busca dentro da interface do Google. Quais são os fatores que um webmaster tem em seu controle para fazer modificações e conseguir atrair mais visitantes?

Obviamente que o fator mais importante acaba sendo a posição que o site encontra-se no resultado da busca, quanto melhor posicionado o seu site tende a ter mais visitas. Nesse fator é muito importante o trabalho de SEO de um site para ter uma melhor posição, e nem cabe ao assunto da discussão proposta.

Vamos falar nos fatores que o webmaster tem o poder direto de alterar para tentar atrair aquele visitante que fez uma consulta no Google, fato que, pode ser um diferencial e “roubar” visitas de um website que esteja em uma posição melhor nas SERPs. Esses fatores são basicamente constituídos de Titulo, Descrição, URL e elementos para Rich Snippet.

Título – É um dos elementos mais importantes dentro de uma página. Ele é a porta de entrada para os usuários e um elemento de muito peso quando falamos em otimização. Um título deve SEMPRE conter sua palavra chave principal trabalhada naquela página, e também outros elementos como um CALL To Action, o nome da empresa, uma palavra chave secundária, e por ae vai, não irei entrar nos méritos das diversas maneiras de se criar um título.

Descrição – Criada a partir de uma meta tag description ou através de uma parte do conteúdo da própria página. A meta tag description não está relacionada diretamente com rankeamento, mas nem por isso não deixa de ter sua extrema importância para atrair visitas para um site. Minha dica para meta description é você fazer um balanço entre a utilização de algumas palavras chaves juntamente com um resumo do que o usuário encontrará em sua página, finalizando com uma chamada convidativa para o usuário visitar seu site. Existem diversas maneiras de se criar uma descrição interessante, e o ideal é fazer diferentes testes com descrições diferentes e acompanhar como ficará o CTR da página para cada teste.

URL– A url da página possui certa importância quando falamos em rankeamento, e além disso para o usuário é muito mais interessantes ver uma url assim:

/cadeiras-para-escritorio/

Do que uma url assim:

?category=2&product=47

Elementos para Rich Snippets – Aqui inclui uma série de fatores bem interessantes que podem ser trabalhados no site para que o Google deixe o resultado mais atrativo na interface de busca, como as estrelas de review, authorship, dados de receitas, etc.. todos elementos que podem influenciar um click.

CTR Influencia os Rankings?

Eu estive falando sobre elementos que podem exercer a influência de um usuário para clicar em seu site ao invés de um concorrente, aumentando assim seu CTR, porém esse aumento de CTR é uma métrica de Rankeamento?

Como métrica isolada eu diria NÃO! Como métrica combinada, eu diria que é uma das mais importantes!

CTR é facilmente manipulável, você pode pagar pessoas para ficar clicando em seus resultados, você pode criar programinhas que fazem clicks automáticos e por aí vai….ou seja o CTR não é uma métrica isolada para o rankeamento.

O CTR é sim uma métrica muito importante para o Google mas ela deve ser combinada com outros elementos para ter uma eficácia. Imagina um site com um alto CTR nas SERPs, um título lindo, descrição convidativa, rich snippets de avaliações, tudo perfeito! O usuário entra no site e se depara com um conteúdo que não supre a necessidade da sua busca, então o usuário da um BACK para o navegador e corre para outro site… ISSO SIM é um sinal negativo para seu site…e acredito que com um peso bem negativo mesmo!!! Então CTR é um fator mais do que importante, mas você deve ter a garantia que não só tenha um capa de um livro bonita, e sim o conteúdo devolvendo o que se espera encontrar.

Ainda sobre fator de influência, podemos destacar outro ponto interessante. Se você melhora a taxa de cliques para seu site, com o mesmo posicionamento no Google você atrai mais visitantes e com isso aumenta a chance de pessoas compartilharem a informação em redes sociais, ou quem sabe linkar para seu site pois achou a fonte interessante. E obviamente, esses são fatores que irão beneficiar você em relação a posicionamento 🙂

Pense no Usuário

É muito importante pensar sempre no usuário, em como você conseguirá mais pessoas entrando em sua loja, pense em como se diferenciar dos caras em cima de você nas SERPs, onde você poderá conseguir a visita daquele usuário ao invés dele ir para o concorrente, então quando falamos em CTR é bem interessante fazer testes e mais testes de snippets para conseguir atrair mais visitas.

Em resumo…

  1. Trabalhe um título e description bem convidativos e que refletem bem o que o usuário vai encontrar ao clicar;
  2. Possua uma url amigável para sua página;
  3. Aproveite os recursos de rich snippets de acordo com o seu nicho (reviews, author, etc);
  4. Tenha um conteúdo que atenda o que foi proposto nos recursos que  você utilizou;
  5. SIM, o conjunto todo ajudará você em seu posicionamento no Google ou quem sabe até no BING 😛

Espero que tenham gostado! Lembrando que essa é minha opinião pessoal sobre o tema!

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

33 comentários

  1. Marcelo L

    Parabens pelo artigo Cassiano ficou excelente, e tem muitos clientes que realmente acreditam que ficar clicando ajudara alguma coisa!
    Espero que tenha mais artigos seus, estarei pronto para ler

    valeu

  2. Marina

    Muito bom esse post, realmente faz todo sentido o qe voce colocou sobre a influencia indireta mas sempre o foco no cliente

    gostei da parte da vó e mae ficarem clicando na pagina..rs

    Parabens

  3. Pablo Almeida

    Como disse naquele dia no Twitter, o CTR e qualquer outra métrica isolada, não influencia…mas no conjunto do cenário sim, e tu encontrou o cenário:

    “2- CTR não é uma métrica direta para o rankeamento, porém vamos pensar amplamente em visibilidade. Quanto mais pessoas visitam seu site, quanto mais pessoas consegue trazer e exibir seu conteúdo, mais chance de ser referenciado você tem, ou seja, melhorando o CTR terá mais visitas, e se tem mais visitas, a chance de ser referenciado, indicado, mencionado aumenta muito.”

    Mandou muito bem, cara! Ficou ótimo teu artigo! 😉

  4. publicidade online

    Como a velocidade de carregamento do site é um factor que cada vez tem mais importância, com o CTR passa o mesmo.

  5. Cassiano Travareli

    Olá pessoal,
    obrigado pelos comentarios! Fico feliz de terem gostado do post.

    e pablo realmente o CTR isolado seria uma boa métrica, mas correlacionado com outros fatores realmente pode influenciar bastante mesmo.

    Grande Abraço!

  6. Diego Silva

    bastante escarecedor o artigo, tiro mts duvidas que eu tinha

  7. Robert Martim

    PS: o vezes 100 é para a resposta ficar em porcentagem.
    Multiplicar um número por 100 não deixa o número em "porcentagem". Porcentagem é uma razão cuja base é 100 (per centum). Mostrar multiplicado por 100 aumenta em 100 vezes o valor percentual, isto é, 1/100=0,01=1%. O primeiro está na forma fracionário, o segundo na unitário e a terceira na centesimal, mas todos representam a mesma coisa. Multiplicar por 100 tornaria: 100/100=1=100%. A forma centesimal (que contém o símbolo %) é a forma padrão de representação de percentuais.

    Se você fizer a conta CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) x 100 no Excel e formatar a célula para percentual (centesimal) você verá que ele é 100 vezes maior em termos percentuais. O correto é somente CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) em termos matemáticos.

  8. Cassiano Travareli

    Olá Robert,

    interessante sua observação, mas a idéia foi ilustrar de uma maneira simples e prática para os leitores. Fazendo-se somente a conta:

    CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões)

    com

    Número de Clicks = 4000 e número de Impressões = 500

    Teremos CTR = 0,125

    um valor que absoluto não passa a idéia direta do percentual de pessoas que entraram em seu site.

    Fazendo CTR (percentual) = CTR (absoluto) x 100 obteremos o resultado percentual

    ou seja CTR (percentual) = 0,125 x 100 = 12,5

    onde posso dizer que o CTR corresponde a 12,5 pontos percentuais, ou, 12,5%.

    O que coloquei foi uma maneira simplificada para ilustrar como entender a representação daquele valor, o que é apenas a idéia inicial para entender o contexto do artigo.

    Obrigado pela colaboração.

    Grande Abraço!

  9. Lucio

    Mt bem explicado o artigo parabens
    obrigado por sempre contribur com a comunidade de seo
    abraco

  10. Julio Vaz

    Ola Cassiano,

    estive no uaiseo e vi a apresentacao do flavio e sua tb q foram mt boas.

    Esse seu artigo ficou mt bom, espero mais artigos seus por aqui, essa discussao de CTR é longa, e seu ponto de vista no assunto foi fantastico.

    obrigado pela contribuição!

  11. DuduDoSEO

    Muito bom o post cassy. Também acho que o CTR não é um fator de rankeamento atualmente, mas acredito que o google está caminhando para este lado… assim como foi com o page speed! OU seja… não descarto a possibilidade de vir a ser num futuro!

    abraços a todos!

  12. Robert Martim

    onde posso dizer que o CTR corresponde a 12,5 pontos percentuais
    Cassiano, esta é a melhor forma de colocar a questao original. Muitas pessoas (nao estou dizendo o seu caso) fazem uma enorme confusao entre pontos percentuais, pontos base e o percentual em si.

    Como foi multiplicado por 100 falar em pontos percentuais, como em seu comentário acima, é o correto em termos de representacao (sem %) o mesmo valendo para pontos base (x10000).

    Vira e mexe, lemos nos jornais que o BC baixou a Selic em “meio porcento” ao invés de dizer que baixou em “meio ponto percentual” ou “50 pontos base”.

    Aí, a coisa vira um samba do criolo doido… :o)

    De qualquer modo, valeu aí a troca de idéias. Os artigos de voces me têm sido bastante úteis no direcionamento de meu site que ainda está em sua infância e precisa de muito, mas muito trabalho em termos de SEO.

    Até o próximo artigo! (Y)

  13. Marcio Burme

    Nosssa mt bom mesmo esse artigo Cassiano
    PArabens pela clareza com que voce trata o assunto.

  14. Cassiano Travareli

    Olá Lúcio, Julio, Dudu e Marcio

    Obrigado pelos elogios e tentarei ter uma frequencia maior de artigos, estou lutando contra o tempo para escrever por aqui.

    E é isso ae Robert, eu concordo com você mesmo, é um erro muito comum nos veiculos de comunicação. E fico feliz de os artigos estarem ajudando em seu site 🙂

    Grande Abraço a Todos!

  15. Mauri

    DETONO NO ARTIGO, FICOU MT F*** MESMO!

    nAO TEM PORTANCIA FALAR PALAVRAO PQ NO SEARCHCAST VC FALA BASTANTE…HAHAHAHA

    MAS FALANDO SERIO FICOU MT BOM, GOSTEI DO ARTIGO E TB GOSTO MTS DAS SUA OPINIOES NO SEARCHCAST

    ATE

  16. Cassiano Travareli

    Opa Mauri,

    valew mesmo os elogios kra!

    Eu falando palavrão? Não não….não sei da onde tirou isso ;P

    Abraços!

  17. Mairlon Din

    Bom dia Cassiano,

    A nova funcionalidade no google webmsater tools realmente facilita e muito uma analise em cima do CTR de cada palavra chave. Talvez pelo google ter soltado essa funcionalidade muitas pessoas comecaram a achar que isso poderia ser uma influencia no ranking, mas eu concordo com o seu ponto de vista, isso é uma funcionalidade criada para os usuários, para uma análise visando aumento trafego com criação de snippets melhores. E como voce mesmo disse, isso é uma influencia indireta no rankeamento, ja que maior visibilidade atrai maior chances de ser referenciado.

    Muito bom o seu artigo e parabens pelo seu trabalho.

  18. Cassiano Travareli

    Olá Mairlon,

    Muito obrigado pelo comentario e agradeço os elogios! 🙂

    Eu acho que a enorme obsessão por rankings faz com que algumas pessoas esqueçam dos usuários, e que simples mudanças nos snippets podem trazer um enorme retorno em visitas de qualidade para o seu site.

    Grande Abraço!

  19. Mauricio Zane

    Fala Cassiano,
    parabéns pelo empenho no artigo.
    Eu acredito que CTR alto significa Qualidade e Relevância.
    Não afeta o ranking diretamente, porém, afeta fatores de relevância que afetam diretamente o ranking.

    Poderíamos imaginar que o CTR é uma variável de um algorítimo de relevância, talvez com uma base bem controlado matematicamente do seu resultado.

    Compartilha dessa ideia?

    Abs

  20. Cassiano Travareli

    Fala Maurício,

    Legal ver você por aqui comentando.

    Bom, eu penso o seguinte:

    Se um site possui um CTR alto para determinada palavra chave, ele provavelmente está bem posicionado no google e talvez possua um snippet atrativo para converter aquele click. Ou seja, um site que não aparece bem nos resultados do Google ele não terá um CTR interessante, já que a tendencia é o número de clicks cair a cada posição mais abaixo nas SERPS. Ou seja, O CTR alto indica uma relevancia interessante para o site naquela consulta, onde foram utilizados vários critérios pelo google para posicionar aquele website nos seus resultados de busca e o trabalho em cima do snippet é um artifício para aumentar mais ainda os clicks em seu site, através da filosofia de que mudando a capa de um livro podemos conseguir atrair mais leitores interessados.

    Então eu compartilho da idéia que o CTR é um indicativo dos esforços aplicados a um website, eu não usaria o CTR como uma variável do algoritmo de relevãncia, e sim usa ele como uma maneira de medir os seus esforços para ser relevante a uma consulta.

    Em resumo, um CTR alto não é um fator que influencie diretamente no posicionamento para certa consulta, se o que for oferecido na página de destino não atender o que foi prometido ao usuário, voce tem um CTR legal mas uma taxa grande de pessoas que volta para o Google e pula para outro resultado…então algo não esta correto… Por isso acredito nessa combinação de métricas para ter algo mais concreto… pensando ainda no fato de que se voce atrai mais visitas (com um bom CTR) e oferece algo de valor, você potencializa mais ainda a chance de ganhar links e compartilhamentos em redes sociais…

    Bom, meio confuso né? hahaha é apenas uma idéia…esse mundo de SEO é composto de tantas duvidas e questões…

    Valew Maurício…

    Abração!

  21. Nani

    Texto muito bom, coloquei nos meus favoritos

  22. Leonardo

    Olá,
    Primeiramente parabéns pelo site! É através dele que esclareço diversas duvidas que tenho.
    Bem, possuo uma duvida, vi em outro artigo de vocês que o Google não penaliza conteúdo duplicado, possuo um blog e constantemente faço uma postagem igual a outra que já tinha feito anteriormente. Minhas duvidas são:
    Isso faz reduzir meu pagerank?
    Será que se eu mantiver um dos posts, e deletar os outros, melhoraria minha posição no Google?
    Vlw

  23. Cassiano Travareli

    Olá Leonardo,

    Obrigado pelos elogios! 🙂

    Quanto a posts duplicados, Não faça isso! Você está saindo perdendo e muito no seu site. Qual dos posts o google deverá considerar para aparecer nos resultados de busca? Você estará dividindo os links que chegam para o post. Você não será punido por isso, mas isso certamente não irá te ajudar.

    Ao invés de somente deletar os outros posts, faça um redirecionamento 301 dos posts que deseja deletar para o conteúdo que deseja manter, assim você mantem a força de links que chegam a esses posts.

    Abração!

  24. Erik

    Olá Cassiano,

    Excelente artigo, muito feliz a sua colocação sobre a necessidade do equilibrio entre Robôs e Humanos, pois quando planejamos o site devemos sempre ter em mente que fazemos o site para Gente e nesse processo também lembramos Crawler que é quem julga se nosso site sobe o desce no mecanismos de busca.

    E ainda que o CTR não interfira no rankeamento, devemos sim ter o CTR como base para saber se os site em que trabalhamos necessitam ou não de serem otimizados para Humanos.

    Grande abraço

    Erik
    Analista de Marketing Digital

  25. Carlos

    Boas Dicas!!! Tu tens twitter?

  26. Cassiano Travareli

    Ola Carlos,

    meu twitter eh @cassy82

    Abraco!

  27. Cassiano Travareli

    Ola Erik,

    Muito obrigado pelo comentario, e realmente esse equilibrio e’ algo extremamente necessario. 🙂

    Abraco!

  28. Ricardo

    Muito interessante a materia e tambem interessante. Parabens.

  29. Feira Lider

    Parabens pelo trabalho..

  30. Luiz

    Obrigado. Informação perfeita.

  31. Pedro Antunes

    Muito bom artigo, obrigado.

  32. Caio

    esse site está dando testa aos mais conhecidos, que nao preciso citar nomes^^, sempre tiro umas dúvidas aqui(sou iniciante), e vc tratou essa questão do ctr com clareza e deu um ponto de vista interessante.

  33. Luis Paulo

    Hoje em dia SEO siginifica estudar, estudar, estudar e estudar novas técnicas do google a da net para divulgação de seu site.

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