Afiliados Brasil 2014

Data em Posts: Ajuda ou Prejudica?

Eu sempre acompanho um blog chamado Wolf-Howl pertencente a um dos maiores nomes do SEO, o Michael Gray conhecido como GrayWolf. E reparei que os posts deles não utilizavam data, ou seja, você não sabia quando tinha sido postado aquele artigo.

Então no twitter ele soltou um tweet dizendo:

My testing shows once posts show date more than 6 months old traffic drops off drastically

Que significa que com os testes que ele realizou em posts com data com mais de 6 meses mostraram que o tráfego caiu muito.

Data em Posts: Ajuda ou Prejudica?

Será que data em posts antigos prejudica o seu site?

Então começa a discussão!

Colocar data nos posts é algo que faz com que o usuário fique satisfeito, isso é fato, a grande maioria das pessoas gostaria de saber exatamente quando foi publicado aquela notícia ou informação, se o que ela está lendo é realmente atual.

Porém quando você utiliza data em seus posts, o Google pode utilizar essa informação para exibir juntamente com a sua descrição na interface de busca dele, ou seja, você perde alguns caracteres de descrição e ainda fica com a data estampada na frente do resultado.

E isso é bom?

O caso do Graywolf mostra o que intuitivamente poderemos perceber, pensando sobre uma busca no Google sobre qualquer palavra chave, uma pessoa encontra um resultado de um site seu, e se a data é de muito tempo atrás, por que a pessoa clicaria? As pessoas buscam por coisas atuais, as pessoas querem saber o assunto relacionado com quão recente é aquela informação. Claro que falo aqui muito de maneira genérica, pois existem casos e mais casos diferentes, mas o que quero ilustrar é que realmente existe a possibilidade de a pessoa não clicar naquele resultado, e talvez procurar por um resultado mais recente, mesmo que a informação que ela esteja buscando seja algo genérico independente do dia em que foi publicado.

Em um teste que realizei eu consegui analisar uma página que estava na primeira posição para determinada palavra chave e ela mostrava a data nas SERPs. O que fiz foi remover a data e qualquer maneira de o Google usar essa informação ao ponto que passados duas semanas, o Google parou de exibir a data… Como o artigo era de 2008, isso poderia estar fazendo com que as pessoas fossem para outros sites… e após esse feito consegui aumentar cerca de 1% o CTR da página apenas tirando a exibição da data…

Mas daí chegamos na seguinte questão, Se está reduzindo o seu CTR, o ideal seria tirar a data?

A resposta é NÃO! Cada caso é um caso…

Eu paro pra pensar em conteúdos atemporais, como:

  • Como trocar um chuveiro?
  • Como preparar uma Lasanha Vegetariana
  • Cidades Mais Bonitas do Mundo
  • Países que Exigem Visto

ou qualquer tipo de conteúdo que a data não seja um fator determinante, e nesses casos eu fico imaginando as diferenças que isso pode causar…

Já para conteúdos temporais como:

  • Obama aprova nova lei de BLABLA no Congresso
  • Corinthians Acerta Nova Contratação
  • Mais 4 Países confirmados na copa do mundo

A data é um fator fundamental para validar a informação.. para localizar o leitor.. e ter entendimento da situação!

Ok, achei interessante e gostaria de tentar tirar a data ….mas se eu tirar o usuário fica insatisfeito…então o que fazer?

Uma idéia interessante seria utilizar javascript ou outro tipo de programação para impressão em forma de imagem, iframe, etc o que for…ou seja, maneiras de exibir a data para o usuário, porém esconde-las para as ferramentas de busca. Essa é uma discussão que eu tinha entrado com o Flávio Raimundo há algum tempo atrás.

Na minha opinião isso é uma prática legal, não vejo mal, porém outros começarão a levantar diferentes hipóteses sobre o assunto.

Apenas lembrando que estamos conversando especificamente de o Google usar a informação na interface dele e isso evitar que você receba o clique…porém não adianta em nada se o que você oferece na página não for condizente com o que o usuário espera ver no site!

Outro caso ainda quanto a data, é que mesmo com a data antiga sendo exibida em forma de script, o post antigo acaba talvez perdendo impacto, por exemplo, se você manda no twitter, facebook ou google plus um post antigo, muitos acabam entrando, e se não tem data, eles podem chegar a comentar por lá e por ai vai. Porém se as pessoas vêem que o post é antigo isso pode causar aquele sentimento de “ah não que post velho, não vou comentar nele, ninguém mais está vendo isso…”, e assim você perder um conteúdo gerado por usuário (UGC). Alguns podem falar que isso seria enganar o usuário, e de certo modo concordo que não é lá muito transparente se for um conteúdo mais relacionado a informação temporal…. mas como disse em conteúdos tutoriais, informações atemporais…não vejo problema nisso..

Existem ainda datas de comentários onde o Google poderia usar essa informação para exibir nos snippets, o que poderia ser uma opção remove-las ou usar scripts também.

A idéia desse artigo não é defender data em posts, ou defender que você saia tirando as datas de seu site, é apenas mostrar alguns pontos diferentes sobre o assunto.

É uma discussão bem interessante que pode ter diferentes pontos de vista, e realmente me abriu a cabeça para fazer testes mais avançados em cima dessa informação.

O negócio é testar e ver o que encaixa melhor para seu nicho, para seu mercado, para seu blog.

39 comments on “Data em Posts: Ajuda ou Prejudica?
  1. Cassiano, finalmente alguem abordou este tema :) Pelo que vejo em meus sites, a data não tem tanta influência na relevância do artigo.

    O único ponto que noto diferença é em relação a data de modificação no sitemaps. Ou seja, caso um artigo tenha sido publicado a 2 anos, mas tem um comentário de hoje, a sua data de modificação é hoje, sendo assim existe conteúdo novo e possivelmente relevante, aumentando provavelmente o valor dele para o Google.

    Seguindo esta linha, acho que mais importante que preocupar com a data impressa no post é a data da ultima modificação, que inclusive o Google tem mostrado em alguns resultados de posts antigos quando o termo buscado está nos comentários.

  2. Muito boa a abordagem!
    Realmente é difícil dizer qual seria a melhor maneira de tratar esse tema, é igual você falou, fazer testes de acordo com o seu mercado.

    Parabéns pelo post, estava com saudades de ler seus artigos sempre enriquecedores

  3. Acho um ponto muito válido, que até agora nng havia parado para pensar. Mais até que ponto vale fazer essa tática de retirar as datas?

    Hoje de manhã mesmo devido as enchentes de Itajubá, pesquisei no google ocorrências de “Tromba d’água Itajubá” e me deparei com 3 sites de notícias nas 3 primeiras posições.

    O primeiro se referia a enchente de 2000 – Com a data do post de jan/2000.

    O segundo se referia ao meio do ano de 2007 – Onde deve ter ocorrido algo parecido.

    O terceiro era o mais atual e estava datado em 12/01/11, e logicamente optei por entrar neste.

    O que aconteceria se não houvessem as datas?Com certeza eu seria “enganado” e levado a entrar no primeiro resultado, o que pode não ser muito bom.O leitor pode criar uma certa recusa ao site quando descobrir que o mesmo está tão defasado em suas notícias.

    Me questiono se isso não prejudica mais do que ajuda.

    P.S – Nesse momento entrei novamente com a ocorrência “Tromba D’agua Itajubá” e só aparecem na primeira página os resultados mais atuais, os antigos sumiram.

    E a questão de posicionamento?O Google não levaria em conta os posts datados na hora de rankear?

  4. Fala Cassiano,

    Muito bom ver você de novo postando e principalmente, postando e questionando algumas coisas.

    Saindo um pouco da visão do profissional e partindo para o do usuário, atualmente prefiro ler posts escritos recentemente do que aqueles posts de 2, 3 anos atrás.

    Sinceramente não gosto de fazer uma pesquisa no Google e ver um monte de data antiga na snippet, chego a pensar que o Google está cheio de “lixo” e não tem mais qualidade na pesquisa.

    Realmente é um caso para se pensar, a internet muda muito rápido, a tecnologia tem mudado muito rápido. O que me levaria a querer um post com a data tão antiga?

    Parabéns pelos questionamentos, gosto de ver essas discussões!

    Abraços,
    Domicio Neto

  5. Eu acredito que tudo depende do foco que você tem em seu blog/site.

    Se seu site é de notícias, acontecimentos e coisas que mudam corriqueiramente acho válido colocar a data, principalmente se você posta sempre.
    Como o Bruno falou acima, ele clicou no 3º resultado por ser o mais recente, então para este cara (que posta sempre) o uso de datas foi bom.

    Agora se seu site aborda temas que não variam tanto ao longo do tempo, ou se você tiver uma mesma matéria que você sempre atualiza acho que vale não usar data. Aqui um bom exemplo seria um post de dicas de como limpar a tela do notebook, se existir um método novo, a pessoa pode simplesmente editar o post e acrescentar.

    Veja se para o escopo de seu site é válido ou não colocar data. =)

    Abraços,

    Anderson Lopes

  6. Caramba nunca tinha pensado nisso.

    Mas como usuario eu odeio quando nao possui data no artigo, mas tambem como usuario eu nao clico quando a noticia é velha

    muito legal essa discussao.

  7. Confesso que artigos sem data no post deixam o usuario um pouco perdido, por não saber se a informação é antiga ou atual.
    Um exemplo claro, são os posts aqui da brasilseo. Esse dias achei um post do dududoseo, que estava comentando um teste que ele fez com multiplos links em uma mesma página. Mostrou como fez para o google indexar os dois links. Falou sobre redirect 301 e link direto. Eu fiquei um pouco perdido nesse post pois não sabia a data do post.
    Enfim, é dificil achar uma solução, a não ser depois de testes realizados.
    No wordpress você consegue publicar um post com data antiga, semelhante modo no blogspot.
    Então a conclusão que chegou que, essa questão precisa ser testada, para ver se realmente compensa tirar a data do post e levar vantagem no google e sacrificar o lado do usuario que ficará perdido no na página.

  8. muito legal esse post, ja tinha pensado varias vezes nisso, na minha opiniao data prejudica quando os assuntos sao de temas que mudam muito em pouco tempo, um exemplo que vejo são os blogs que nao sao atualizados, se voce entra e nao tem nada atual voce imagina que o blog esta abandonado…..ate mais

  9. Não sei não.

    O google vai saber de qualquer forma a idade do post, mas parece que quando colocamos ela no conteúdo ele envelhece mais rápido.

    Eu só coloco quando é realmente necessário.

    Falou.

    Até mais.

  10. Oi Cassiano, tudo bem?

    Ótima abordagem! Minha opinião é muito parecida com a do Anderson. Há casos e casos. Se uma matéria ou artigo é “frio”, como chamado no jornalismo, isto é, pode ser publicado hoje ou, se não der, pode ir pro ar no ano que vem, que não faz diferença, acredito que a data seja dispensável.

    Agora, se a notícia é factual e “datada”, isto é, deixa de ser novidade e relevante com o tempo, e passa apenas a ser um documento “histórico”, obviamente a data é fundamental.

    Esta discussão me fez fazer um exercício de futurologia… Vale pensar aqui como será a internet daqui 30, 40 anos (ok, se ela existir ainda como a conhecemos).

    Teremos toneladas e toneladas de conteúdo, porém muito desse conteúdo será como uma biblioteca antiga, com milhões de documentos velhos e que, sem data, podem se confundir com conceitos e informações novas.

    Na minha visão, se não houver uma divisão do tipo “conteúdo histórico” e “conteúdo novo”, essa quantidade enorme de conteúdo com cheiro de naftalina certamente será problemática para os usuários.

    Abs!

    Marcelo

  11. Fala Cassiano!
    Tirando a teia do site? haha

    Isso vai depender muito do nicho de mercado, imagina vc ler um post sobre seo de 2006.

    Por exemplo esse post serviria para qualquer data.

    Abraços

  12. Nem só de posts viverá o homem. Existem conteúdos que não precisam ter data. Este é um ponto interessante e que muita gente ignora por causa das plataformas de gerenciamento de conteúdo, principalmente o WordPress. É importante perceber algumas diferenças nisso tudo. Existem tipos e mais tipos de conteúdo que precisam ser vistos no planejamento de conteúdo e da arquitetura do site.

    Existem algumas coisas interessantes que não foram abordadas…

    Conforme exemplo do Bruno Miranda no comentário dele, posts de caráter “informativo e atualizável” (notícias), acho que é totalmente correto o Google dar tratamento especial à exibição de datas. Usuário em 1º lugar. Sempre! De fato, acho ridículo perder caracteres de descrição para exibição de datas. Poderiam encontrar outra forma para exibí-las.

    Minha curiosidade não chega nem a ser a exibição da data, mas sim isso: onde fica o “lastmod”, do sitemap.xml, nessa história toda?

  13. O Artigo ficou muito bom, só acho q se pensarmos no q é melhor para o usuário, bom seria ter data no html msm, pois eu msm presto muito atenção na data do post qdo procuro por algum assunto, principalmente coisas relacionadas a tecnologia q mudam muito rápido…

    Acredito que esse fator terá cada dia mais influencia.

    Essa é minha opnião! Mas é claro q se pensarmos no SEO cegamente, hoje é mais vantagem tirar a data de posts antigos (que tenham mais de um ano!)

    Abraço

  14. Dos meus top 10 posts mais acessados no Tecnocracia.com.br, pelo menos 5 deles tem mais de 2 anos de idade, com a data impressa no texto da forma tradicional (e quase nunca geram comentários, então, sem alteração no sitemaps).

    Eu acredito que dependa principalmente do assunto. Por exemplo: quando estou procurando uma forma de fazer algo em um programa qualquer, digamos, como inserir flash num powerpoint – eu privilegio textos recentes (e uso a busca por data do Google) por conta da versão do software. É mais fácil um texto de 6 meses tratar da versão do software que eu uso que um texto de 2 anos.

    Da mesma forma, quando estou procurando fatos datados, notícias, uso a limitação da data, o que é meio óbvio, mas não custa dizer. Se eu preciso saber quem é o presidente da Suiça, não quero saber quem foi em 2000.

    Ademais, burlar a exibição da data para melhorar CTR nas buscas e “enganar” o usuário, vai contra o que eu acredito que seja o objetivo do mecanismo de busca: encontrar o que eu quero.

  15. É uma discussão bem interessante que pode ter diferentes pontos de vista…depois dessa vamos prestar atenção nisso também, bem sacado o post Cassiano, o detalhe da atualização do Sitemap por causa do comentário também gostei…abs!

  16. Uhm… muito interessante o post. Realmente, varia muito em cada caso, mas é uma bom ítem a ser analisado.

    Cada site tem seu “perfil de usuário”. Se eu quero me atualizar sobre SEO vou procurar por artigos mais recentes. Se eu quero informações gerais como, por exemplo, “Como pintar uma casa”, não me importaria em ler um artigo antigo.

    Só fazendo uma análise para saber se vale a pena deixar a data ou não.

  17. Concordo com o Bruno Miranda e o Anderson Lopes. Você precisa saber se seu publico necessita saber da data do post, como é o caso de sites de notícias. Se sim, o mais prudente é deixar a data. Se não, acredito que pode ser feito testes para saber se isso é ou não realmente relevante.
    Acredito que matérias de conteúdo que não ficam desatualizados rapidamete podem sim ir sem data.

  18. Cassiano, particularmente acho importante analisar alguma coisa comparando ou relacionando com a linha do tempo, razão pela qual continuo achando interessante visualizar a data das postagens. É sempre bom comparar opiniões ou pontos de vista do passado e do presente.

  19. Bem, comecei a Blogar há menos de 2 semanas, e estou fascinado por este universo.

    O que posso dizer é que encontrei este blog pelo post de canonical url’s. Gostei muito, e nem reparei na data do post. Aí fui pra Home do Blog a fim de ler o artigo mais recente. E foi aí que o caldo entornou.

    Durante a leitura do post eu estava entendendo perfeitamente os prós e contras, mas justo o post mais recente do site na data que eu acessei (07/04/2011)… não tinha data! E aí, pelos comentários, percebi que ele é no mínimo de Janeiro/2011.

    Enfim, me colocando na pele do leitor, “Não só o post é sobre manipular datas em blogs, como o post em si não tem data!” Me senti explicitamente ludibriado. :) Mas entendi que a questão foi levantar a bola.

    Sendo assim, apenas esta indignação que senti (na pele de leitor) já foi o suficiente para decidir não excluir as datas dos posts. Como outro leitor aqui disse, o problema é criar a rejeição do site. Acho que não vale o risco, mas minha opinião, claro.

  20. Eu estava em duvida sobre utilizar ou não data em post e conteúdos.

    Abri uma discussão no Google Central do Webmaster( http://www.google.com/support/forum/p/webmasters/thread?fid=7e316b9aa0bc00850004a3cea0c05574&hl=pt-BR ) sobre isso e foi indicado esse Post, bom e lendo e levando em consideração o que sempre o Google indica é pensar sempre no usuário decidi que é muito justo que tenha a data no Post e que o usuário escolha se é relevante ou não para ele.

    Acredito pelo pouco que venho lendo sobre o Google Panda a relevância do conteúdo e qualidade do site sera muito importante e acredito que um Blog ou site q seu conteúdo não tenha data para poder informa ao usuário vai perder qualidade para o buscador também.

    Fica ai minha opinião.

  21. Eu, particularmente, prefiro ver a data, mesmo sendo o Webmaster do site. Para mim, omitir tal informação é, na verdade, mentir para o usuário. E outra: o fato de um artigo ser antigo não implica necessariamente em ser irrelevante. Se assim fosse, um livro escrito por Platão seria totalmente inútil nos dias de hoje, mas não é. Pessoa que vê na data fator determinante para leitura de meu site o confunde com jornal online. Obviamente que saber, hoje, que Tancredo Neves morreu há 26 anos só é relevante do ponto de vista histórico e não de notícias. Portanto, não faria sentido artigo anunciando sua morte a menos que venha acompanhado de data…

  22. Acho extremamente útil a colocação de datas, especialmente em sites voltados para a tecnologia. Se há uma dica em um blog, e não há data, eu pulo fora. Vai que o negócio já está ultrapassado… Pelo menos, no meu caso, pode ter certeza que eu posso até ler um post que não tenha data, caso me depare com um, mas jamais vou tomar aquela informação como atualizada antes de me certificar disso em outro site.

  23. Olá pessoal, deixo as datas em meus posts, acho que vou começar a repensar…

    Meu site é www .temmaistudo.com e gostaria de uma ajudinha de vocês pessoal, gostaria que dessem uma opinião sobre meu site e o que poderia ser melhorado em questão Google – SEO, minha principal dúvida é quanto ao menu gigantesco, isso pode prejudicar?

    Conto com a ajuda de vocês pessoal, um grande abraço.

  24. Realmente um assunto delicado.
    Ás vezes não fica legal no layout do site colocar a data, mas como muitos falaram, cabe ao usuário decidir o que ele acha relevante.
    Gostei do artigo.
    abraços

  25. A questão não é exibir ou não a data no post, mas sim exibir ou não ao Google. Você pode exibir a data no post e não exibir ao Google.

    A minha dúvida é se o fato de não exibir a data ao Google pode trazer prejuízos ao blog. Será que o Google usa a data como um dos critérios para rankear um site?

  26. Eu acho que se pensarmos no usuário perceberemos que um post sem página é um grande incoveniente, como saber seo o artigo sobre como “otimizar um site” não está usando técnicas de 2004? Como saber se o post sobre “Os melhores blogs de SEO da atualidade” não está caducado?

    Todos os grandes blogs de SEO de lá de fora usam datas, eu acho que isso é um sinal do que é o melhor. Escondendo a data parece que estamos tentando ser malandros e vender um carro 2001 por um 2012. Sei que isso nos faz trabalhar mais, mas talvez a solução seja pegar o mesmo velho post e dar uma atualizada nele e colocar a data da última atualização.

    Resumindo você compra jornal sem saber qual é a data que foi feito? Carro? Comida? Acho que não devemos tentar vender frutas passadas aos nossos visitantes, eles vão perceber e será pior.

  27. Boa Cassiano, pouco mais de 1 ano do post e acabei chegando nele. A primeira coisa que fiz antes mesmo de começar a ler, foi procurar a data, e como não achei isso me incomodou bastante rs.. Mas mesmo assim li, e achei valeu bastante a reflexão, sem uma conclusão final, fico no “depende” que muitos falaram.
    De qualquer modo, parabéns pela exposição do tema.

  28. Acho que mostrar a data seja uma informação muito relevante ao usuário, ele de certa forma precisa saber quando aquele conteúdo foi publicado. Eu acredito que nem sempre conteúdos antigos sejam ignorados pelo usuários, eu mesmo tenho medo dos conteúdos novos, pois eu sei que os conteúdos antigos de certa forma devem ter boa participação (comentários), e os comentários acrescentam muito aos artigos e eu sei como é difícil estar nos primeiros lugares no Google.

  29. Fala Casiano e Galera do SEO!
    Cara este post gera uma discusão muito boa e saudável para melhorarmos os resultados. Mas com certeza só teremos respostas com testes e resultados diferentes para cada site.

    Agora eu como usuário, levo em conta as datas quando busco por algum assunto que é relacionado a algo realmente novo, por exemplo sobre as atualizações do Google.

    Acho que depende do conteúdo do site, por exemplo se for um review de um produto, não tem problema ser antigo, se eu quiser saber sobre um Atari. Neste caso a data do post não vai ser tão relevante.

    Bom é isso ai! Espero ter contribuído com minha visão!

  30. Olá Cassiano

    Acredito que a ideia seja boa.

    Mas, quanto à notícia, tanto faz com data ou sem data, o leitor perceberá que se trata de notícia antiga. Veja o caso de um blog que publica sobre futebol, por exemplo.

    Vamos ao caso de o blogueiro publicar a saída do Lucas do São Paulo. Três ou quatro meses depois essa notícia será conhecida de todos os que acompanham futebol.

    Eu sempre clico no Google no link de sites que mostram a data. Portanto, se milhares forem iguais a mim, a falta de data não enviará visitas ao blog.

    Por fim, vale experimentar. Eu penso que o ideal será atualizar o artigo, acrescentando-lhes informações atuais.

    Feliz Ano Novo

    Sucesso em 2013

  31. Olá Cassiano,
    Não sei se o meu comentário vai ser relevante em função da data de publicação da matéria. Falei em data? Mas que data, se o post não tem data publicada?
    É de facto um assunto interessante. Para este post, por exemplo, tive de deduzir, pelas datas nos comentários, que foi publicado em 2011, mas já agora, pode não ser.
    Particularmente procuro sempre as matérias tendo como referência a sua data de publicação. É uma forma de estar obtendo o conteudo actual. Mas ainda assim, e atendendo ao pormenor relacionado à indexação pelo Google é um assunto que pode ser encarado com muito mais profundidade. O universo de pesquisadores é enorme, assim como o das matérias peloa net. É bem provável que haja muitos que se revejam nela.
    Talvés já esteja ultrapassado (dado ao suposto tempo de sua publicação) quereria saber o fim desta novela.
    Um abraço e até mais.

  32. Eu acredito que a questão pode ir além. Os nossos negócios se atualizam, e acredito que acima de tudo o post tem que ter um caráter de negócios. Sei que atualizar todos os post de um blog pode ser loucura, mas acredito que valha a pena trabalhar isso com alguns posts, ou seja, refazê-lo com uma versão mais atual, que esteja mais inserida na necessidade do cliente. Assim como os clientes não querem ler um post antigo, mesmo não havendo data o post continua antigo, e pode ser inclusive um assunto que já está ultrapassado, que precisa de revisão. No meu caso, que trabalho na construção civil, eu posso fazer um post hoje sobre um produto, ou uma forma de construção, que talvez daqui um ano seja totalmente renovada. Por esse motivo eu faço o post e já agendo qual a data que irei revisá-lo, que poderá ser daqui um ano, mas atualizarei em algum momento.

    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>