Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » E-mail Marketing » Dupla Confirmação de Email (Double Opt-in)

Dupla Confirmação de Email (Double Opt-in)

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: E-mail Marketing

Double opt-in é quando a pessoa que se cadastrou em sua lista de e-mails precisa confirmar que se cadastrou. Esse procedimento é feito através de um link que é enviado para o endereço de e-mail que o usuário preencheu em sua página de captura.

Quando trabalhamos com páginas de captura, sabemos que muitas pessoas usam e-mails fictícios, digitam e-mails errados, de outras pessoas, etc… para que sua lista não fique cheia de e-mails inexistentes, o double opt-in é necessário.

double opt-in de email

Por outro lado, esta pequena ação nos diz que a pessoa cadastrada está realmente interessada em receber os seus e-mails.

Vamos falar como trabalhar corretamente com os dois tipos de double opt-in, o que nós chamamos de direto e indireto.

Double Opt-in Direto

O Double Opt-in Direto é quando você comunica ao usuário que para receber determinada informação (ebook, e-mails, dicas, etc) ele precisa ir até o e-mail dele e clicar no link de confirmação.

Vamos ilustrar com um exemplo para facilitar o entendimento:

A) Primeiramente, temos uma página de captura que pede o e-mail do usuário para receber os bônus:

página de captura com double opt-in direto

B) Assim que o usuário preenche os dados e clica no botão, ele é redirecionado para a página ilustrada na imagem abaixo. Nesse momento, foi enviado um e-mail para o endereço cadastrado no primeiro passo. Repare que a mensagem pede para o usuário ir até o e-mail que ele recebeu e clicar se realmente deseja receber aquela informação. Ou seja, você avisa o usuário para completar o processo, clicando no e-mail e assim confirmar que deseja receber o conteúdo.

página de confirmação

C) No e-mail enviado, você deve utilizar um título condizente com a mensagem passada em sua página de captura. No exemplo acima, é interessante enviar um e-mail com o título relacionado aos bônus, como: “Confirmação para Bônus”, ou “Confirme para Receber seus Livros Gratuitos”, “Sim, Desejo meus ebooks gratuitos”, etc.

D) Após a pessoa clicar no link de confirmação ela deve ser redirecionada para uma página que disponibilize o ebook, ou a informação prometida em sua página de captura. Aqui você pode aproveitar para já começar o relacionamento com o usuário dizendo o que ele pode esperar ver nos próximos dias.

página de download do ebook

Em resumo, no caso double opt-in direto, você conduz o usuário para a confirmação do e-mail, e após isso você disponibilizou o conteúdo prometido em sua página de captura. Essa é uma maneira bem eficiente de criar uma relação com os seus leitores, mas lembre-se: o que é oferecido para o usuário precisa agregar valor, para não começar a relação com o pé esquerdo.

Double Opt-in Indireto

No caso do Double Opt-in Indireto você coleta o e-mail do usuário para que ele possa ter acesso a alguma informação (vídeo, carta de vendas, etc), e após o cadastro, a pessoa tem acesso instantâneo ao material prometido. De qualquer forma o e-mail de confirmação é enviado para que a pessoa confirme que deseja receber e-mails.

Esse método é usado com bastante frequência quando os afiliados enviam tráfego diretamente para um vídeo de vendas. Por exemplo, a página de captura diz algo como:
“Vídeo Revela maneira incomum de emagrecer 2 quilos em até 7 dias”.

Você pede para o usuário colocar o e-mail, e ele é enviado diretamente para esse vídeo que mostrará o que foi proposto na captura. O usuário poderá comprar o produto ou não, mas de qualquer modo ele receberá um e-mail de confirmação.

Mas cuidado: Como a pessoa já viu a informação pela qual ela se cadastrou, você precisará mudar sua estratégia para o campo de assunto de e-mail. Se ela ver o e-mail muito tempo depois, você precisará lembrá-la do porque ela se cadastrou.

Exemplo de assuntos: “Deseja receber mais dicas para emagrecer?”, “Abra esse e-mail se deseja emagrecer”, etc.

página de captura com double opt-in indireto

Esse método também é utilizado quando as pessoas forçam um pop-up na tela quando o usuário visita seu blog. O usuário veio do Google esperando ler determinado assunto, e depois de algum tempo visualiza um pop-up com um campo para preencher o e-mail para receber atualizações daquele site.

Se deseja aprender mais sobre iscas digitais e como melhorar a sua captura de emails, acesse nosso artigo:

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

1 comentário

  1. Alexandre

    Muito bom o artigo.
    Acredito que se a isca digital é colocada para o publico certo a chance da conversão acontecer é bem alta.

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.