Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » Guias » Gravidade – Métrica do ClickBank

Gravidade – Métrica do ClickBank

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: Guias

Hoje vou falar um pouco mais sobre a métrica Gravidade que o ClickBank aplica aos infoprodutos em sua plataforma.

O que é a Gravidade no Clickbank?

A definição de Gravidade segundo o ClickBank é a seguinte:

“Número de afiliados distintos que ganham uma comissão através da promoção de produtos do fornecedor durante as últimas 12 semanas. Este não é um número real de afiliados. Por cada afiliado um valor entre 0,1 e 1,0 é adicionado ao resultado, dependendo quando ocorreu sua última operação. Para as transações mais recentes, é dado um valor maior.”

A definição dada pelo ClickBank nos mostra que a Gravidez representa o número de afiliados que venderam determinado produto nas últimas 12 semanas, apesar de não ficar claro como esse cálculo é feito.

Gravidade - ClickBank

Algo interessante que pode ser destacado aqui é que uma gravidade de um produto pode oscilar bastante, sendo 30 em uma semana e depois de duas semanas cair para 15, o que pode indicar que muitos clientes que compraram desses afiliados acabaram pedindo reembolso no produto.

Portanto, é bastante interessante saber como ClickBank calcula essa Gravidade – para sentir o volume de vendas de um vendedor e o nível de competição entre seus afiliados.

Como Calcular a Gravidade dos produtos do ClickBank?

Para se chegar a esse cálculo, foi necessário fazer algumas pesquisas, onde encontrei o site do CB Graph (Em inglês), onde eles trabalham com a API do Clickbank oferecendo uma série de ferramentas para ajudar afiliados, e eles chegaram em uma fórumula que parece ser o mais próximo de como é calculado essa métrica.

Eles supõem que:

1- O ClickBank recalcula gravidade todos os dias
2- Gravidade de qualquer produtor é uma soma de dezenas de afiliados distintos que venderam produtos deste produtor nas últimas 12 semanas
3- A pontuação de afiliado pode ser:
“1”: se ele vendeu pelo menos uma cópia do produto desse produtor ontem
” 0,96 “: se esta última venda da filial foi anteontem
Há 3 dias : 0,96 ^ 2 = 0,9216
Há 4 dias : 0,96 ^ 3 = 0,884736
n dias atrás: 0,96 ^ (n- 1)

PS: ^ = exponencial

Ou seja esse cálculo é feito para cada um dos afiliados e somado, gerando assim o valor da gravidade do produto. O cálculo não é nem um pouco trivial.

O Que é Tão Importante na Gravidade para o Afiliado?

A importância da gravidade é você entender um pouco mais sobre o que está acontecendo com aquele produto em determinado momento. Baseado no cálculo anterior, podemos ter algumas ideias sobre como anda a divulgação de determinado produto.

Se um produto possui uma gravidade mais baixa como 2 ou 3, talvez não seja um bom produto para ser promovido pelo afiliado, pelo fato que talvez a página de venda não esteja tão bem feita, ou o produto é muito novo e você não tem certeza do potencial dele. Veja bem, não estou dizendo que o produto não é bom, até porque ele pode ter o potencial de crescer, mas ele não é uma aposta certa para o afiliado.

Quando você já tem uma gravidade passando de 5, você já começa a ter um produto começando a ter uma boa aceitação, e ainda sim poucas pessoas estão promovendo ele, o que acaba sendo uma oportunidade para o afiliado tentar a promoção dele.

Gravidades entre 5 e 10 e o produto sendo novo no mercado é um grande indício de aumento de popularidade com bom potencial, e assim é uma grande oportunidade para o afiliado promove-lo.

Agora quando um produto já começa a ter uma gravidade maior do que 10 (falando principalmente de produtos aqui no Brasil), temos um produto com comprava aceitação e com provável página de vendas bem feita. Quando se atinge casos como esse, o produto começa a ganhar maiores dimensões onde as pessoas já estão provavelmente buscando diretamente nos mecanismos de busca pela marca e nome do produto.

Aqui começa a se tornar interessante fazer páginas de avaliações do produto, campanhas focando a marca do produto, páginas de perguntas frequentes do produto, pois pelo valor da gravidade dá pra saber que é um produto onde se está sendo investido bem em campanhas, gerando interesse do público em pesquisar pelo nome do produto.

Quando a gravidade está alta, a sua aposta é mais certa em promover um produto, mas como disse anteriormente, não é porque um produto tem baixa gravidade que deve ser ignorado, pois ás vezes pode vir a se tornar algo forte no mercado.

Ao escolher um produto com alta gravidade do ClickBank, pense em como serão suas estratégias, criando conteúdo adicionais que serão de ajuda ao cliente, ajudando-o a tomar alguma decisão, oferecendo algo extra pra esse cliente, criar uma landing page para promover em PPC, ou ainda campanhas de Facebook Ads diretamente para a página de vendas. Ou ainda, focar em falar sobre o produto oferecendo algo a mais para sua lista de emails.

Falaremos mais sobre estratégias de promover infoprodutos em uma próxima oportunidade, esse artigo foi apenas pra mostrar uma idéia de como funciona a Gravidade do ClickBank. Até a próxima!

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.