Link Building

Quando falamos de link building, estamos falando em maneiras de conseguir links externos para o seu website. E, como sabemos, a quantidade e qualidade de links externos para um website influi diretamente no valor do PageRank. Ou seja, o trabalho de link building é muito importante no ramo de SEO, digo até que é um dos fatores mais importantes para posicionamento de sites nas SERPs (Páginas de Resultados das Ferramentas de Busca).

A regra geral para Link Building é: Ofereça um conteúdo de qualidade que os bons links virão.

link building

Porém existem maneiras de conseguir links externos que podem ajudar ou não. O Google cada vez mais tem combatido a manipulação de backlinks com melhoras em seus algoritmos. O principal algoritmo do Google para esse tipo de problema é o famoso Penguin Update, que tenta detectar os links manipulados, textos âncoras exatos entre outros pontos.

Por isso tudo que você fizer para manipular links, pode vir a funcionar, mas você estará arriscando cair em alguma atualização.

Esse é um assunto que evoluiu muito ao longos dos anos, mas vou deixar algumas práticas usadas (para o bem ou para o mal):

MUITO CUIDADO SE FOR USAR ISSO EM SEU WEBSITE, É POR SUA CONTA E RISCO, muitas técnicas são consideradas BLACK HAT SEO

  • Cadastro em Diretórios – Cadastre seu website em diretórios relacionados. Existem diversos diretórios de qualidade onde vale a pena submeter o seu website.
  • Social Media Marketing – Ao colocar um conteúdo novo em seu website, divulgue-o nos principais meios de comunicação na web. Vários desses sites de comunicação deixam o link sem o rel nofollow, ou seja, o pagerank é passado a seu website. E também é importante receber visitas de usuários interessados no assunto divulgado.
  • Submissão de Feeds – Submeta o feed de seu site ou blog em sites onde é permitido a submissão desse tipo de arquivo. Esses sites disponibilizam seus arquivos aos usuários interessados. Estes podem utilizar o feed fornecido como meio de informação em suas próprias páginas, desse modo, o dono do feed ganhará links externos para o website.
  • Updates Diários – Mantenha uma freqüência boa de criação de conteúdo para seu site, assim as pessoas assinarão seu feed ou o utilizarão como informação complementar em algum website.
  • Article Submission – Crie artigos interessantes que no final farão uma referência ao seu website, e submeta em locais de divulgação de artigos. Esses artigos não são usados em seu próprio website, somente em sites de notícias, mas como possuem informação que levarão ao seu website então você ganha tanto visitas de usuários como também links externos.
  • Press Releases – Criação de conteúdo informativo sobre um novo produto ou sobre um serviço de sua empresa, descrevendo as características do mesmo, pode ser submetido em sistemas como o PRWEB, que divulgarão o conteúdo em diversos canais de comunicação, ou, o usuário mesmo entra manualmente nos canais de comunicação e divulga a notícia. Alguns sistemas como o citado acima são pagos.
  • Use seu Email – Coloque o url de seu website em sua assinatura de email, e entre em contato com pessoas da área, em geral, qualquer email que você envie para qualquer lugar exibirá o nome de seu site, conseguindo atrair visitantes. Envie também um código fonte, que as pessoas poderão usar em sessões de “partners”, contendo seu logotipo e um link para o seu site.
  • Atividade em Comunidades – Participe de comunidades relacionadas ao assunto de seu mercado. Opine em artigos divulgados e assim esteja sempre presente dentro do mercado em que atua. Desse modo, ao deixar o endereço de seu site em diversos locais, você acaba atraindo visitas de pessoas que estão lendo o conteúdo do site em questão e acham seu comentário no mínimo interessante.
  • Troca de Links – Entrar em contato com pessoas que possuem sites de assuntos relacionados e colocar um link para o site da pessoa enquanto ela coloca um link para o seu. Muito cuidado, pois essa técnica feita de maneira abusiva não é bem vista pelo Google.
  • Divulgação de Vídeos – Crie vídeos para seu website e submeta em diversos canais de comunicação como o Youtube.
  • Ferramentas em seu Site – Crie ferramentas ou utilitários que serão muito úteis aos usuários, e que eles necessitem entrar em seu site para utilizá-las, assim muitas vezes você ganha um link no site deles que irão referenciar o seu website.
  • Feedbacks – Entre em contato com pessoas do ramo e ofereça algo em troca por um feedback positivo para você no website deles.
  • Compra de Links – É um pecado mortal para o Google, se for detectado algum link pago você corre sérios riscos de punição
  • Guest Post – Escrever um artigo como convidado em algum site. Essa é uma técnica que cada vez mais tem sido visada pelo Google pois muitas pessoas tem manipulado demais com isso
  • Infográficos – Criar infográficos ajuda a viralizar o seu conteúdo, e deixando um link como opção poderá ajudar a ganhar alguns links extras
  • Diretórios de Imagens – Criar imagens e submeter em diretórios de imagens

Segue abaixo uma apresentação que fiz há alguns anos (acho que em 2010) com algumas técnicas de Link Building.

PS: Muitas das estratégias são bem perigosas e de alto risco

OK OK OK! Você só fala em estratégias perigosas, tomar cuidado com os links, etc…. mas e as boas estratégias?

Bom tem uma apresentação que dei em 2011, que fala algo mais sólido e que pode ser usado para o bem:

Retomando, Link Building ao pé da letra significa construir links, mas não por isso forçar links. O segredo está em criar algo realmente bom, um artigo, um vídeo, uma imagem, um infográfico, uma ferramenta, o que for… e conseguir distribuir isso para as pessoas, assim estas estariam referenciando naturalmente em seus blogs e sites, além de distribuir em redes sociais…

Pense em oferecer algo bom, ao invés de correr atrás dos atalhos :)

9 comments on “Link Building
  1. Muito bom o conteudo sobre link building, porem tenho uma dúvida.

    Tenho um site que esta recebendo diversos links de sites de estranhos, que nao tem nada haver com meu conteudo e me parece ser SPAM.

    O que devo fazer?
    Não compramos links.

  2. Realmente o Link Building ainda é algo que pode posicionar o nosso site principalmente em um dos motores mais populares do mundo o Google, não deixamos de nos preocupar com nosso conteúdo que tem que ter um valor agregado para nosso público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>