Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » Tráfego Orgânico » PageRank

PageRank

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: Tráfego Orgânico

O Que é PageRank?

PageRank (PR) é um valor numérico calculado a partir do número de links e da importância que estes representam quando levados a uma determinada página. No sistema de busca do Google, os links representam votos sendo o PageRank o resultado de cálculos que levam em consideração a distribuição de links.

Qual é a Escala do PageRank?

O PageRank varia entre valores naturais de 0 a 10, na verdade essa afirmação é dada aos valores que são disponibilizados pelo Google para os usuários, mas numa escala do Google esses valores possuem várias casas decimais, ou seja, um website pode ter um PageRank 4,2343 sendo este valor arredondado para 4 no momento da visualização pelo usuário. O valor do PageRank varia numa escala logarítmica, ou seja, se sua página possui PageRank 1, subir para o próximo nível não exigirá tanto esforço, mas para sair de um PageRank 4 para um PageRank 5 você precisará de um trabalho muito mais complexo.

O Sistema de PageRank é usado pelo Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página. A qualidade da página que possui links para um determinado website é um fator bastante importante.

Importância de um PageRank Alto

Podemos dizer que o PageRank é umas das métricas que o Google utiliza para posicionar um website dentro de seu mecanismo de busca. É muito importante um website possuir links externos de qualidade apontando para o seu website, sinal que o website possui conteúdo interessante e relevante. Quanto maior for seu PageRank é sinal de que mais pessoas linkam para você possivelmente através de conteúdos relacionados ao conteúdo do seu website.

O Pagerank é igual dentro do website inteiro?

O valor do PageRank varia para cada uma das páginas dentro do website. Normalmente a página principal do site é a que possui um maior Pagerank por receber a maior quantidade de links.

Como são distribuídos esses valores?

Cada página do website terá uma certa quantidade de links dentro dela, e cada um desses links levará uma parcela do valor PageRank para a página linkada. É importante ressaltar que esse valor enviado é um voto, ou seja, o PageRank da página que linkou NÃO é reduzido. Esse sistema segue dentro do website inteiro, ou seja uma página que possuir mais links pra ela dentro do seu website, terá uma relevância maior diante das outras. Isso é o que chamamos de distribuição interna de Pagerank de um website.

Distribuição de PageRank legenda
Fonte da Imagem: Wikipedia

É muito importante que os links que seguem para o website sejam de páginas com qualidade. De nada adianta ter milhões de links de páginas sem nenhuma credibilidade, e sem conteúdo relevante, ou seja, não adianta usar softwares free que cadastram em 10 milhões de diretórios que isso pode prejudicar o seu website. O link terá muito mais relevância se o assunto da página que linkar for relacionado ao assunto de seu website.

Quem Desenvolveu?

O Sistema de PageRank Foi desenvolvido em 1998 pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin enquanto estes cursavam a Universidade de Stanford.

Considerações Finais

É muito importante que no momento da construção de um website um planejamento da arquitetura levando em conta a linkagem interna. A sua estrutura de linkagem interna deve ser robusta a fim de que a distribuição de links seja feita de maneira correta e suas páginas importantes ganhem a relevância esperada para os motores de busca. Faça um conteúdo interessante que possa servir de base para outros websites, assim você ganhará links naturalmente. O conteúdo bem feito é a base para atrair links, pois as pessoas passam a referenciar aquela informação em seus blogs ou sites. Obviamente uma campanha em redes sociais ou outros canais para atrair mais tráfego qualificado para a sua página é algo bem importante de ser feito…

Abraços e até a próxima!

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

82 comentários

  1. Michael

    Muito bom o artigo!
    Parabens e estarei esperando mais dicas sobre como controlar o pagerank de meu site!
    ate mais!

  2. Anderson Lopes

    Muito bom post sobre pagerank

  3. Jonatas Leonel

    Fala Cassiano,

    Muito bom o post sobre o que é PageRank, existem muitas pessoas no mundo da otimização com idéias bastante equivocadas sobre este assunto, é importante o trabalho que você teve para esclarecer que um bom PageRank é alcançado através de links externos em conteúdos de extrema relevância e qualidade. Essa seria a maneira natural de se obter bons links, contruindo conteúdos de qualidade.

    Boa Cassiano continue com o White SEO e os bons resultados.

  4. Ronaldo

    òtimo post. Parabéns mais uma vez pelas ótimas informações. Continuem com ótimo trabalho e o site logo logo irá se tornar referência no Brasil em SEO.
    Abraços.

  5. Demétrios Martins

    Ótimo artigo sobre como funciona o sistema de page rank do google.

  6. Leonardo

    Muito bom o texto!

    Já divulguei aos meus amigos!

  7. Marlysson

    Gostaria de saber quanto tempo a Google com o Pagerank,atualiza,(reconta)a popularidade de um site para talvez uma mudança de nivel?

  8. Cassiano Travareli

    Olá Marlysson,

    É estimado que esse tempo varie de 80 a 120 dias. Mas com as constantes evoluções do google não podemos afirmar nada com certeza. 🙂

    abraço

  9. Cleverson

    Posso aumentar o page rank do meu Site trocando links pela internet?

  10. Cassiano Travareli

    Olá Cleverson,

    Você ter uma troca de links com algum amigo, isso é a coisa mais normal que acontece na internet, muito antes de existir Google! O problema são as trocas de links “excessivas”, isso não é bem visto pelo Google e pode prejudicar o seu site. É tudo uma questão do bom senso para não abusar!

  11. André

    Olá,

    Obrigado.

    Existe um límite de links externos para direcionarem usuários a meu site, ou quanto mais links em sites de conteúdo relacionado ao meu site, melhor?

    Um Grande Abraço.

  12. Cassiano Travareli

    Olá André,

    Não existe um limite não. Quanto mais links “relevantes” melhor, e com isso seu pagerank aumentará. Lembrando que não estamos falando de links de baixa qualidade e sm bons links, boas referências de sites de autoridade!

    Abraços

  13. Eduardo F.

    Muito bom a postagem, me ajudou bastante no meu site de como ganhar dinheiro, facilitou a vinda de visitas para meu blog e agora meus ganhos estão aumentando e estou ensinando a ganhar dinheiro na internet … assim como você me ensinou… muito obrigado pela postagem …. 🙂

    Está ótimo o Blog …

  14. Cassiano Travareli

    Olá Eduardo,

    obrigado pelo comentário e fico feliz em saber que o site esta te ajudando. O que precisar estaremos aqui!

    Abraço

  15. iran

    muito bom o artigo, ajuda bastante todos na hora de desenvolver seus links para uma boa colocação no page hank

  16. Richard

    Cara, muoto bom, mas na verdade acredito que a maioria das pessoas não estãoq querendo saber o que é o pange rank, e sim aprender como se consegue um pange rank alto

  17. Jefferson Takeda

    Conseguiu explicar de maneira bem simples o PageRank. Muito bom.

  18. Cassiano Travareli

    Olá Jefferson,

    Obrigado pelo comentário! 🙂

    E Richard a idéia desse artigo é explicar o que é o PageRank, para informações em como melhorar o seu PageRank, em outros artigos poderei abordas o tema de link building.

    Abraços!

  19. Richard

    Gostaria de esclerecer uma dúvida: se eu postar em blogs links para meu site tipo de código vou conseguir aumentar meu pangerank.

  20. Cassiano Travareli

    Olá Richard,

    A resposta é Não! Primeiro pois a grande maioria dos links em comentarios em blogs é
    rel nofollow, ou seja, não passa PageRank em seu link. E os blogs que são Do Follow não aceitariam você colocar um monte de keywords e comentários automaticos linkando para o site, pois isso é SPAM!

    Existem maneiras mais saudáveis de aumentar seu PageRank, e dessa maneira colando esse código em blogs não é nem um pouco recomendado!

    Abraços!

  21. LeoCaseiro

    Este GIF ficou muito legal. Vocês que criaram?

  22. Cassiano Travareli

    Olá LeoCaseiro,

    Realmente essa gif é muito interessante! Não fomos nós que criamos não, apenas encontrei ela no Wikipedia, e como era relevante ao conteúdo desse artigo, resolvi adiciona-la aqui colocando referência para eles.

    Abraços

  23. jonatan

    Muito show esse post em breve espero ganha um pr de pelo menos 5

  24. Rafan

    Parabens pelo post ..

  25. Carlomarks

    … os meus parabéns pelo excelente post. Muitas das vezes as situações passam-nos á frente dos olhos e nós seguimos em frente sem nos importarmos com o seu significado, era o que acontecia comigo com o Error 404.
    … como tenho a certeza que se passa o mesmo com muitos internautas, tomei a liberdade de transcrever parte desse poste no meu blog, que desde já convido a visitar (http://ogindungo.blogspot.com/) e a dar uma opinião sobre a utilização do seu trabalho. Se achar que foi um abuso, eu retiro de imediato.
    Cumprimento e continuação do excelente trabalho.
    Carlomarls

  26. letras

    O legal do PageRank é que meu site tem PR 4, e tenho um amigo que o site dele está com PR 6, porém, meu site tem mais que o dobro de visitas…

  27. Cassiano Travareli

    Ola Carlomarks,

    Obrigado pelo comentário, e pode utilizar sem problemas o conteúdo. Estamos aqui para divulgar a informação e nada melhor do que as pessoas passarem isso adiante.

    Abraços!

  28. Max

    Como faço para melhorar o pagerank do meu site atualmente está em 1/10 e certamente não é interessante ficar com um pagerank tão baixo.

  29. Noel Rodrigues

    Informações importantes, Valeu…

  30. Sandra Reis

    Gostei imensamente das informações, vou pedir ao pessoal que cuida do nosso site para verificar nosso PageRank.

  31. Ruben Zevallos Jr.

    Tenho visto pelo Webmaster tools que o meu site tem milhares de links para a home e vários outros para páginas internas, como ele tem mais de 600 mil páginas, não dá para fazer muita coisa… o Google consome uma boa banda.

    Estou com várias idéias para serviços, mas tenho medo que isso possa me penalizar, pois já fui 2 vezes sem praticar qualquer tipo de SEO… pensei em:
    – Criar serviços (Widgets), para colocar nos sites
    – Colocar aqueles esquemas de PING
    – Diretório de sites de profissionais
    – Entre outras…

    Imagino que tais práticas irão fazer as pessoas usarem e também linkarem com o site…

    Será uma boa?

  32. Cassiano Travareli

    Olá Rubens,

    As técnicas que você citou acima são realmente válidas e ajudarão seu site.

    – Criar serviços (Widgets), para colocar nos sites -> Opa isso é muito interessante e ajuda os usuários a agregar informação.

    – Colocar aqueles esquemas de PING -> Sistemas de Ping para quando você tem informação sem atualizada com uma frequencia alta, é uma ótima idéia.

    – Diretório de sites de profissionais -> Ajuda bastante, como diretorios de Yahoo!, DMoz, etc, onde as pessoas fazem buscas diretas pelo diretório, conseguindo mais visitas.

    e por ae vai!!

    Abraços!

  33. Thales

    Cassiano,

    Muito legal seu post. Didático, eficiente e esclarecedor.
    Lembro que o cálculo do PageRank (ao menos, o inicial) encontra-se nos registros acadêmicos do Sergey e Larry Page.
    Basicamente, pra quem gosta de matemática, ele utiliza constantes adicionadas ao somatório de PageRanks acumulados.
    Estou de volta aos estudos SEM, após um período afastado. Já percebo que muitas novidades estão por aí, em especial as mídias sociais e os critérios de relevância do GoogleBot.
    Um prazer conhece-lo, e mantenhamos contato.
    Thales
    Ex-Otimizador e Gerente da Cadastra Search Engines Promotion (Período 2004).

  34. Cassiano Travareli

    Olá Thales,

    Obrigado pelo comentário! E seja bem vindo na volta ao universo de SEM!

    O que precisar estaremos aqui para troca de informações!

    Grande Abraço!

  35. Mestre Web

    olá,
    muito bom este post. Vou add o site em meus favoritos…

  36. António Ruas

    O meu site foi vítima de um ataque há alguns meses. Recuperei com um backup e desde aí não tive mais problemas, no entanto nas ferramentas do Google aparecem sempre uma grande quantidade de links que apontam para um directorio do meu site que nem sequer existe, dando assim o erro 404. Acrescento que estes links externos são de sites de pornografia ou outros não recomendados (virus).
    Alguem me poderá ajudar a resolver isto?

  37. Anderson Lopes

    Antonio,

    Eu te aconselho a remover estas URL’s que estão sendo linkadas do google, visto que os links procedem de sites com péssima reputação.

    Para isto, nas ferramentas do google vá em Configuração do site, clique em Acesso do rastreador e em Remover URL.

    Com esta ferramenta você poderá remover url’s individuais ou um diretório inteiro.

    Acho que este é o melhor caminho.

    Abraço
    Anderson Lopes

  38. António Ruas

    Caro Anderson,desde já os meus agradecimentos pela contribuição.

    Eu já tinha feito isso mas não tinha enviado um novo ficheiro robots para o servidor, portanto o pedido foi recusado. Voltei a pedir e desta vez enviei um novo ficheiro robots que bloqueia o acesso ao directório (que há muito tempo não existe).
    Eu não tinha alterado o robots porque após o ataque apaguei o subdirectório para onde os links apontam.
    O directorio e subdirectorio eram www . bigbrinde.com/brindes e é para este subdirectorio que os links apontam sendo que quando verifico
    nas ferramentas os links que apontam para o site encnctro lá esta praga que o google vai apagando alguns mas no dia seguinte encontra outros.
    O meu site tinha um PR4 e foi penalizado tendo agora apenas um PR2.

  39. Anderson Lopes

    é, nesse caso não há muito o que fazer mesmo. Esses hackers complicam nossa vida

    Anderson Lopes

  40. Desenvolvimento de Sites

    muito bom o artigo, tirou diversas dúvidas que eu tinha!

  41. VinicioLima

    Muito bom o post!
    Tem como você nos ajudar a dar uma up* no nosso PageRank?
    Dar algumas dicas xD
    Por favor me mande um e-mail.
    VinicioLima

  42. Roberto

    Muito bom o post!
    Site ja esta add aqui…

    Vlw!

  43. Adriano

    Ola, Belo post.

    É sempre importante para nós bloggers conteudos como esse para aumentar nosso conhecimento.

  44. rivael

    você poderia me dizer um nome de algum software free para adicionar meus link em centenas de diretórios?

  45. luis

    ola amigos uma pergunta como acho o google webmaster tools pois não entendo muito de informatica ,,,,, eu vou abrir abrir algumas paginas mas aprece isso ai obs até esses dias não tinha isso aqui não abria todas as paginas obrigadoooooooooo

  46. Cassiano Travareli

    Olá Luis,

    Se a pergunta é como acho o Google Webmaster Tools, a resposta é nesse link: http://www.google.com/webmasters/tools/

    Lá você conseguirá ver quais páginas não existem dentro do seu site, pois se estão retornando erro 404, elas não existem.

    Abraço

  47. Cassiano Travareli

    Olá rivael,

    Não recomendamos esse tipo de prática. Isso só irá prejudicar o seu site.

    Grande Abraço

  48. Eder

    Olá!
    Gostaria de saber se existe um site ou software que me diz em qual posição meu site está no google e em outros mecanismos de pesquisas?

    Gande Abraço

  49. Gabriel Bortolot Ferreira

    Olá. Estou querendo fazer pesquisas sobre blogs em cache. E estou precisando saber como os busco.

    Obrigado, gabriel

  50. Anderson

    Muito bom o Tópico
    Parabéns Pelo site e pelo conteudo
    Usei suas dicas no meu blog

    Obrigado

  51. mazinha

    ola, verifiquei que no webmaster tool tem “48 Não encontrado” eu poderia fazer o que o Anderson Lopes falou?
    “Remover estas URL’s que estão sendo linkadas do google”, fazendo isso não prejudicaria o site?
    Aguardo ajuda, obrigada e parabéns pelo o site!

  52. Anderson Lopes

    mazinha,

    Essas páginas estão lá por quê? Link quebrado? Conteúdo que você removeu? Para cada tipo de problema existe uma solução um pouco diferente, mas pelo que vejo do seu caso, acho que remover não vai ser necessário.

    Se tiver uma página equivalente à que está com 404 você pode fazer um redirecionamento, para não perder o peso do link.

    Posta o porque das URL, que pensaremos em uma solução bacana.

    Esperto ter te ajudado

    Anderson

  53. Dorinho

    mto legal, esclarecedor… valew!

  54. Evandro

    Olá, bom eu precisei e direto preciso mexer no Link permanente dos meus post por que edito alguns post e coloco data etc, ai acabo mexendo tenho um Plugin do WordPress instalado que faz o redirecionamento 301 automaticamente para a HOME. mais no ferramentas para webmaster tem uns 600 links não encontrado mostrando o erro 404 mais já que o plugin faz corretamente sozinho o redirecionamento para a HOME não era para esses 600 sair ? (conferi vários e todos realmente redirecionados) porque é chato ter esses erros lá se já foram corrigidos, ou com o tempo eles somem sozinho ou preciso excluir esses links ? o texto já está meio longo aqui rsrs mais foi pra tentar explicar o melhor possível, Obrigado.

  55. Anderson Lopes

    Evandro,

    Vc tem certeza que o redirecionamento feito é 301? Outra coisa não recomendaria redirecionar tudo para home não, se vc mudou a url do post, redirecione para a url nova.

    O google webmaster tools demora um pouco para tirar os 404 de lá, mas não muito tempo.

    Obrigado pelo comentário.

    Anderson

  56. Anderson Lopes

    Gabriel,

    Para ver o cache de um blog digite cache:nomedosite.com no google.

    Abraços
    Anderson

  57. Anderson Lopes

    Eder,

    Existem programas que verificam, mas não sei como isso funciona em relação ao brasil. De programa tem o WebCEO e diversos outros.

    Site existe o rank Tracker do Seomoz (http://www.seomoz.org/rank-tracker) que é pago mas eficiente.

    Abraços
    Anderson

  58. Felipe

    Olá, tem um erro estranho no Webmaster Tools, já tentei redirecionar para home…
    Erro: “Erros Soft 404” – Páginas comuns com mensagem de erro tipo 404
    Não aparece nenhum erro 404, a página está normal, já redirecionei e vai fazer 2 meses que este erro não sai do Webmaster tools.

  59. Anderson Lopes

    Felipe,

    Tente verificar se o status retornado pela url não é 404. As vezes mesmo o usuário sendo redirecionado, o cabeçalho de resposta retorna 404 e por isso o google não retira.

    Outro ponto é que pode ser que o google demore mesmo para remover. Obrigado pelo comentário.

    Abraços
    Anderson

  60. Thiago Santos

    Bem explicado e de simples entendimento.
    Muito bem!!!

    Thiago Santos

  61. Bacci Andre

    Ola Cassiano
    tenho esse problema em meu site porém ele faz refenrencia a varias paginas do site anterior ao atual, pois troquei tudo (uma nova pagina) e não sei como retirar esses error tria como me passar uma dica?

    abraços

    Bacci andre

  62. Geovane Maciel

    Olá,

    muito útil, com certeza vou utilizar no meu website
    abraço!

  63. Samuel

    Olá, tem um erro estranho no Webmaster Tools, já tentei redirecionar para home…
    Erro: “Erros Soft 404? – Páginas comuns com mensagem de erro tipo 404
    Não aparece nenhum erro 404, a página está normal, já redirecionei e vai fazer 2 meses que este erro não sai do Webmaster tools.

  64. Lentenet

    Obrigado pela dica, foi de muita valia.

  65. Fernando

    muito bom ! estamos aqui na lita tentando conquistar um lugar ao Sol
    Abraço !

  66. Eduardo

    oal amigo vc poderia me ajuda estou ficando preoculpado com o meu site ele tem 1.139 postagens e somente 744 colocados no google o resto quando eu abro o google webmaster aparese como arquivo não encontrado como eu faso para corrifir esse erro poderia me enviar um E-mail com a resposta agradeso

  67. Lucas Gurbanov

    Parabéns pelo post! Aprendi bastante com ele! Já estou colocando em prática suas preciosas dicas!
    Muito obrigado.
    Li uma das resposta que você deu referente a fazer propagandas em comentários, deste tipo:

    Fiz uma pesquisa no site http: //www . analyzebacklinks.com/

    E verifiquei que todos os links colocados neste site… tanto no campo do comentário como no campo do website são computados. Será um erro de programção do site?
    Gostaria de entender um pouco mais sobre o pagerank… se faz ou não diferença para que o site consiga um bom posicionamento, postar em blogs..
    Se não puder me responder ou aceitar este comentário não tem problema. Já aprendi algumas dicas e sou muito grato por isso.

    Feliz ano novo a todoos !

  68. waldir jose da silva

    muito interessante este artigo, vou praticar o que foi escrito para deixar meu site numa boa posição, e quem saber sair do PR0

  69. Rosicler Nunes dos Santos

    Obrigada Cassiano.Não duvido de mais nada. de duas hipóteses uma deve ser a verdadeira:
    A faculdade não publicou
    ou a publicação que eu fiz por mim mesma está truncada. Muito Obrigada.

  70. Franco Guedes

    na verdade não entendo nada de SEO e é por isso que estou aqui, pois pelo que eu já vi até o momento há neste site artigos da melhor qualidade. muita organização e profissionais de altíssimo nível.
    é impressionante como estes artigos irão ajudar a alavancar meu site.
    obrigado e abraço a todos. se me permitem vou continuar no site.

  71. Claudio Smith

    Olá Cassiano – Venho observando suas instruções desde que abri o hotbyts e quero aproveitar a oportunidade para lhe agradeçer – e em determidado momento cheguei a um PR 2 e agora estou com zero.! Outro detalhe .. sempre coloco (rel= nofollow) antes do (target=”_blank”) nos casos de links externo ..pergunto isso procede? Abraço e Parabens. Claudio S.

  72. Roxy

    Muito bom seu post! Eu fico muito feliz que o meu site em menos de 3 meses de vida ganhou seu pagerank 2 na última atualização do google.
    Mais uma boa opção para os webmaster e blogueiros publicar seus conteúdos é o agregador linkkei.com

  73. Felipe Martins Greiner

    Concordo! Primeiro de tudo, conteúdo. Depois, pensar nas estratégias de SEO 🙂

  74. Diego

    Dicas valiosas, com certeza vou coloca-las em praticas em meus trabalhos.

  75. Carmen Martins

    Cassiano, será que vc pode me ajudar? Já tentei de tudo, não sei mais o que fazer. O meu blog www. boutiquedeachados.blogspot.com deve estar com feed(s) quebrado(s), porque não é lido pelo Google Reader, suas atualizações não aparecem no Facebook, etc etc. Já tentei de tudo, mas não consigo resolver. Se puderes me ajudar, eu lhe agradeço muitíssimo
    um abraço
    Carmen

  76. Cassiano Travareli

    Ola Carmen,

    o feed do seu blog está funcionando corretamente.
    O url para ele é:
    http: //feeds.feedburner.com/BoutiqueDeAchados

    Abraços!

  77. Marcio

    Parabens pelo poste, muito bom mesmo cara, tudo de bom..

  78. Pablo Ribeiro

    Parabens Cassiano um otimo artigo, esse lance de cadastrar em diretorio ainda não aprendi muito bem não, mais to atras para saber certinho, obrigado por compartilhar.

    Abçs

  79. faria

    parabens, o bom e correr atras quanto mais melhor

  80. Gabriel

    Muito boa a matéria. Vou começar a trabalhar o page rank da minha página e não vai ser fácil. Obrigado

  81. cris

    oi, li o artigo mas ainda tenho uma dúvida. Tenho 1 site no wordpress e mudei a url de algumas páginas e fiz uma pesquisa no google (site:www.xxx.com) ainda aparece as urls que eliminei como faço para retirar? isso realmente desaparece?

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.