Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » Tráfego Orgânico » Pesquisa de Palavras-Chave

Pesquisa de Palavras-Chave

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: Tráfego OrgânicoTráfego Pago

Um ponto bastante importante quando falamos em SEO, é a pesquisa de palavras-chave (Keyword Research), algo que será incorporado ao conteúdo, aumentando assim a relevância de sua página.

Muitos profissionais de SEO acreditam que a parte mais onerosa da otimização é a pesquisa de palavras chave, pois é nesse momento que estudamos e escolhemos o principal elemento da otimização que são as palavras-chave a serem trabalhadas para seu niche, o objeto que trará o retorno esperado na busca. Uma boa pesquisa de palavra-chave começa por entender qual o niche de mercado que você atua a fim de entender quais são as palavras referentes ao serviço ou produtos que lhe trarão bons resultados financeiros em uma eventual busca.

Usuários comuns de sites de busca não pensam em termos de assuntos genéricos, na verdade a busca é feita sobre a informação que eles querem encontrar naquele instante, é necessário ter em mente de que eles irão escrever em uma linguagem totalmente natural no momento da busca ou usarão um punhado de termos chave relacionados com o que pretendem encontrar naquele momento.

Assim é muito importante que no momento em que um profissional de SEO estabele os objetivos de um site e identifica seu público-alvo como parte da aproximação do seu niche, ele realize uma pesquisa de palavra-chave com o intuito de aprender qual a linguagem e terminologia seu público-alvo mais provavelmente irá digitar nos sites de busca.

Aqui vão algumas dicas:

– Crie uma grande lista dos possíveis termos a serem buscados os quais seu público-alvo possa vir a digitar;

– Calcule o número aproximado de pesquisas reais realizadas nos principais motores de busca ( Google, Yahoo, MSN ) para cada termo;

– Avalie a concorrência para cada um dos termos de busca – websites que concorrem com o seu para cada um dos termos de busca que você deseja rankear;

– Utilize esta lista para escolher as palavras-chave que possuem alto volume de buscas (muitas pessoas procurando por esse termo todos os dias), e menos concorrência (não muitos websites promovendo-se para esse termo).

Bom, não é possível ainda encontrar uma receita especial de como construir uma ótima lista de palavras-chave, neste post foram listadas várias estratégias, a dica é utilizar todas elas conjuntamente pra se chegar a uma boa lista de palavras-chave (keywords).

Estratégia 1: Faça um Brainstorm sobre o seu nicho de mercado. Utilize os termos que mais se aproximam com as questões abaixo para respondê-las.

– Quem na verdade é você? – Comece sua lista pelo nome da sua empresa (nome completo ou abreviação apenas), bem como nomes particulares caso seu negócio seja pequeno e identificado pelo nome do proprietário;

– Quais são os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece? – Liste todos os termos genéricos usados em seu nicho além dos nomes específicos dos produtos que você oferece;

– Onde sua empresa se localiza? – Otimizar para a sua localização geográfica é muito importante se sua empresa ainda não pratica comércio eletrônico, ou seja, seu objeto de negócio ainda é totalmente off-line e seu website é utilizado como meio de comunicação eletrônica de sua empresa;

– Quais são as necessidades específicas que seu website preenche? – Você conseguirá mais idéias através da pesquisa realizada na dica anterior;

– Agora se coloque no lugar do usuário que efetuará a busca – Utilize o que você descobriu até aqui sobre seu público-alvo e imagine você mesmo como se fosse um possível cliente em busca das informações que seu website possivelmente oferece. O que você digitaria no search box?;

– Use variações de todas as palavras-chave encontradas até agora – Por exemplo, “marketing para sites de busca” e “otimização para sites de busca” referem-se à mesma coisa, mas uma é variação da outra (vêm do termo marketing de busca). Use também palavras tanto no singular quanto no plural em sua lista;

– Preste muita atenção nos vários temas utilizados em seu negócio (sazonais ou não) e liste-os também;
A ideia é criar a maior lista possível, não se preocupe em obter uma lista completa agora, apenas tenha certeza de que você conseguiu listar tudo aquilo que conseguiu pensar até o momento.

Estratégia 2: Aumente sua Lista

Existe uma grande quantidade de fontes que podem ajudar você a adicionar mais palavras-chave em sua lista. Em muitos casos essas fontes provavelmente sabem mais sobre o assunto, e sempre é possível adquirir mais termos específicos ao nicho através delas. Em outras palavras estas fontes usarão termos leigos e isto lhe dará uma perspectiva diferente extremamente útil para sua pesquisa.

A idéia é a mesma – compilar uma lista de termos e expressões ou frases os quais são freqüentemente utilizadas em seu nicho.

– Indústria de Mídia – Pesquise em fóruns e novos websites, sites referentes bem como periódicos off-line e revistas a fim de entender quais terminologias eles utilizam para descrever seu produto ou serviço;

– Clientes: Clientes antigos se sentirão familiarizados com as terminologias encontradas para seu nicho, mas a maioria dos usuários comuns não possui nenhuma pista sobre o que significam os termos e abreviações especificas do seu nicho. E mesmo se eles reconhecessem estes termos, provavelmente não saberiam qual o seu significado e não os usariam como objeto de pesquisa nos mecanismos de busca. Faça uma sondagem em seu público-alvo a fim de saber quais as variações e frases de suas palavras-chave eles estão utilizando;

– Concorrentes: Obviamente uma pequena avaliação dos seus concorrentes lhe dará um grande direcional sobre como outras companhias e/ou pessoas estão utilizando suas palavras-chave. A dica é pesquisar os seus top 5 competidores ( escolha o termo mais abrangente do seu nicho, aquele que você considera mais forte e mais próximo daquilo que você esta oferecendo, e realize uma busca no Google com ele, assim avalie os 5 primeiros websites do resultado da busca e você entenderá quais são os termos que estes websites estão utilizando).

A dúvida mais comum das pessoas é quando eu devo criar uma nova página para determinado assunto ou quando eu devo apenas tratar determinadas palavras dentro de um mesmo conteúdo.

A resposta mais simples e direta para isso é: Não pense em palavras chave e sim em intenção de busca.

Como assim?

Vamos dar um exemplo:

Você tem 2 palavras diferentes: Automóveis e Carros. Nesse caso por que criar duas páginas separadas? São palavras chaves distintas mas quando um usuário as busca no Google, eles tem a mesma intenção, pois ambas as palavras estão diretamente ligadas a mesma coisa.

Se você tem 2 palavras como: “Financiamento de Imóvel” e “Compra de Imóvel”, nesse caso se faz valer a pena criar conteúdos diferentes, pois a intenção da busca é diferente, e assim você consegue criar conteúdos distintos que irão satisfazer a necessidade do usuário.

Uma vez que você define a intenção de busca de sua página, você poderá fazer uma pesquisa de palavras chave relacionadas aquela intenção de busca, desse modo você consegue incorporar ao conteúdo uma série de palavras enriquecendo a página.

Veja bem, não estamos falando de SPAM, e simplesmente colocar tudo quanto palavra dentro do site de maneira que fique um texto até ruim de se ler… estamos falando de tentar criar algo relevante com o uso de palavras relacionadas de uma maneira natural de se ler, que mostre o conhecimento do assunto naquele texto exposto.

O trabalho dessas palavras auxiliares irão ajudar no Google quando falamos de long tails, que são palavras chaves mais específicas e que possuem relação a intenção trabalha na sua página. Exemplos:

  • Como eu posso comprar um imóvel?
  • Passo a Passo para comprar imoveis
  • O que fazer pra comprar uma casa?

Tem uma apresentação onde falo um pouco mais sobre o uso de Long Tails que poderá ajudar você (apesar de ser uma apresentação bem antiga):

O importante é entender que as pesquisas das Keywords serão importantes para enriquecer o seu conteúdo, porém o que irá fazer a diferença é toda a estrutura que o sua página irá oferecer. Eu mostrei em uma outra apresentação sobre os elementos importantes para se ter uma página de qualidade, e assim ganhar relevância nos mecanismos de busca.

Ferramentas de Palavras-Chave

A ferramenta mais popular para se fazer pesquisa de palavras-chave é o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords (Keyword Planner), onde ao utilizar-se de algumas palavras você receberá diversas sugestões relacionadas.

Outras ferramentas interessantes são:

Google – O próprio mecanismo de busca através das buscas relacionadas e auto complete sugerem excelentes variações para suas palavras
Google Trends – Excelente para analisar novas palavras que estão sendo buscadas no momento e tendências de mercado
SemRush – Excelente ferramenta que ajuda muito no processo, onde você pode analisar seus concorrentes.
Ubber Suggest – Essa ferramenta facilita todo o processo, e o melhor de tudo é que é gratuita.
Ferramenta AgenciaMestre – Essa ferramenta ajuda a gerar ideias e temas baseado em keywords.

Algumas Ótimas Referências

Segue alguns bons artigos que falam como fazer uma pesquisa de palavras-chave de maneira efetiva.

Artigo Agência Mestre
Artigo no Bing
Artigo no SEO Marketing
Canal Go 2 Jump Brasil no Youtube
Artigo no Google

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

1 comentário

  1. Leanio Robson

    Parabéns pelas dicas valiosas, sou iniciante na plataforma hotmart e estou aprendendo muito neste sou blog.

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.