Promova os
infoprodutos e ganhe
75% de comissão

Home » Eventos » Pubcon Las Vegas 2008

Pubcon Las Vegas 2008

Publicado por Cassiano Travareli na categoria: Eventos

De volta ao Brasil estamos tentando arrumar um tempo pra falar sobre as palestras do Evento do PubCon Las Vegas 2008. Vou começar a dar uma idéia geral sobre o que foi o evento.

pubcon

No dia 11 de novembro o evento foi aberto por Brett Tabke, CEO do WebMasterWorld, no saguão principal. Foi uma introdução ao que viria a ser esse maravilhoso evento. Logo após, foi aberto caminho a escolha das palestras e optei por entrar na palestra sobre: Top-Shelf Organic SEO, com as presenças de Bruce Clay, Bill Hunt, Ash Nallawalla e Jill Whalen, falando sobre alguns pontos importantes sobre otimização de sites. O evento prosseguiu num ritmo muito bom e na palestra seguinte, Earning Big Bucks With Social Media Traffic, Vanessa Fox, Michael Gray, Alexander Barbara falaram muitas dicas de como conseguir controlar e trazer tráfego para seu site através das mídias sociais. A palestra foi moderada por Rand Fishkin do SEOMOZ, aliás, tive uma conversa com ele e comentei sobre a ferramenta LINKSCAPE que eles criaram, falamos sobre o potencial da ferramenta e ele me adiantou de antemão que estão melhorando o uso da ferramenta para sites aqui na América do Sul e também na Ásia, e nas próximas semanas já poderemos sentir as mudanças. Pra quem não conhece o LINKSCAPE é uma ferramenta importantíssima para quem trabalha com SEO. Clique aqui para saber mais sobre o LINKSCAPE.

Cassiano e Rand Fishkin

Cassiano e Rand Fishkin

As duas próximas palestras que optei foram na área de pesquisa de palavras-chave: Keyword Research, Selection and Optimization (Ken Jurina, Larry Mersman, Wil Reynolds, Stoney deGeyter) e Organic Keyword Research and Selection (Eric Papczun, Seth Wilde, Craig Paddock, Carolyn Shelby), onde foi discutido muito sobre as ferramentas que auxiliam o processo de seleção, quantificar e converter suas visitas, o trabalho de várias palavras-chave no mesmo conteúdo entre outras diversos tópicos que apesar de parecerem simples, deram bastante dicas no assunto. Para finalizar o dia, a última palestra que assisti foi Discover Techniques Used by Enterprise-Level SEOs/SEMs (Marshall D. Simmonds, Bill Hunt, Ash Nallawalla, Scott Polk). Depois disso teve o Exhibitor Reception – Open To All Attendees patrocinado por Bruce Clay e Apogee Search.

No dia 12, o keynote inicial foi um show: Keynote Address by George Wright of Blendtec. George Wright fez todos rirem mostrando os diversos produtos sendo triturados por seu liquidificador em vídeos organizados na campanha de marketing de seu produto. Ao final da apresentação ele triturou uma vassoura. Realmente o liquidificador é bom. :)
As duas primeiras palestras que escolhi eram sobre o tema KING Content, com as palestras Real-World Winning Tactics for Content Creation (Rupali Shah, Robin Liss, Ted Ulle) e Ground-Up SEO Content Development as Pure Business Strategy (Heather Lloyd-Martin, Matt Tuens). Ambas foram excelentes e mostraram estratégias de construir o conteúdo do site como um todo, planejando desde o início tudo o que seu site vai possuir. Foi discutido a organização da estrutura do site e depois a colocação de conteúdo, detalhando cada aspecto de como o conteúdo entra dentro de um layout, como trabalhar as palavras chaves no seu conteúdo e também o trabalho de palavras chaves e links na navegação do site.

Cassiano e Tedster

Cassiano e Tedster

Seguindo para a próxima apresentação fui para o tema: Alternative Discovery and SEO – Feeds, PDFs, and Blog SEO com Rick Klau, Stephan Spencer, George Aspland e Greg Jarboe. Foi muitíssimo interessante e mostrou diversas maneiras de se otimizar um arquivo PDF para as ferramentas de busca. Sobre Feeds e Blogs (Meu assunto preferido), foi colocado em questão qual o melhor sistema de blogs para SEO, e a resposta dos palestrantes foi óbvia e esperada: WordPress. Foi dado muitas dicas de como melhorar seu blog para ficar amigável as ferramentas de busca e aqui foi colocado por um dos palestrantes algo que deixo no ar, concordo e discordo, não sei ao certo realmente o que seria melhor. Foi dito que o melhor a se fazer é exibir apenas um excerpt (pequena parte do conteúdo) na página principal do blog, e somente o conteúdo inteiro dentro da própria página do artigo. No caso do Brasil SEO, exibimos o conteúdo inteiro na página principal pois acreditamos que isso facilite a visualização dos artigos para os usuários. Bom, isso fica a critério de cada um. Fui para a palestra de Interactive Site Reviews: Focus on Links, (Rae Hoffman, Roger Montti, Rebecca Kelley ), onde analisaram alguns sites mostrando sobre a qualidade dos links que estes recebiam. A última palestra do dia optei por ir em 26 Steps Revisited – 2008, onde Brett Tabke falou sobre o seu famoso post do webmasterworld onde ele mostra 26 passos para a contrução de um site de sucesso. Para quem não conhece o post, clique aqui para abri-lo. Leitura recomendadíssima. Mais tarde teve um evento interessante: Special Event – SEOmoz WereWolf Special Event, aonde ocorreu um jogo de detetive com cartas contendo caricaturas famosas no ramo da Web.

Cassiano, Anderson e Brett Tabke

Cassiano, Anderson e Brett Tabke

O dia 13 começou com o keynote: Keynote Address by Satya Nadella of Microsoft Live Search e logo em seguida fui para a palestra Getting Rid of Duplicate Content Issues Once and For All com Rahul Lahiri, Derrick Wheeler, Ben D’Angelo e Priyank Garg falando sobre os riscos e precauções sobre conteúdo duplicado. A próxima palestra foi uma das melhores na minha opinião: Linkfluence : How To Buy Links With Maximum Juice and Minimum Risk. Rand Fishkin, John Lessnau e Aaron Wall deram um banho de informações e dicas de como comprar links de maneira segura. Como comprar links vai contra as diretrizes do Google, e a palestra tomou um rumo interessante mostrando maneiras de como esses links não sejam identificados como links comprados. Detalhe interessante que atrás das cadeiras do salão estava Matt Cutts sentado no chão e assistindo a palestra. Em um dos slides de Aaron Wall estava escrito que o slide tinha sido removido pois Matt Cutts estava na sala, foi motivo de muito riso a todos. A próxima palestra foi sobre: Real-World Low-Risk, High-Reward Link Building Strategies (Eric Enge, Rebecca Kelley, Roger Montti, Greg Hartnett ), e foi muito boa também com muitas dicas sobre link building.

Agora chegamos ao ponto mais alto de todo PubCon – Las Vegas, o Interactive Site Reviews com Matt Cutts e Nathan Buggia. Os participantes do evento tinham seus sites analisados por Matt Cutts e Nathan Buggia. Bastava você enviar o url de seu site para a banca e explicar sobre ele. Matt Cutts não perdoava e cutucava cada aspecto de dentro do site. Foi muito engraçado muitas situações onde o próprio Matt Cutts não agüentava de tanto rir vendo alguns erros garrafais de SEO dentro dos sites. Mas é errando que se aprende, e com isso deu pra pegar bastante coisa interessante através dos erros dos outros. Depois em uma conversa com Matt Cutts ele ficava rindo sobre o fato das pessoas ficarem com medo de enviar seus websites pra ele. Tivemos um bate papo descontraído e falamos sobre as buscas no Brasil. Ele falou sobre o crescimento do Google, busca personalizada e controle de qualidade da busca, falando sobre diferentes métricas aplicadas a cada região. Parabenizou a gente por ter vindo de tão longe para estar presente em um evento de Search Marketing. Falamos do nosso blog de SEO, e sobre posições no Google, e ele falou para sempre continuar oferecendo conteúdo de qualidade para os usuários que esse é o objetivo do Google.

matt cutts e cassiano

Cassiano e Matt Cutts

Na última palestra do PubCon (Super Session : Search Engines and Webmasters – aka: The Search Engine Smackdown), Matt Cutts, Sean Suchter, Nathan Buggia e Erik Collier falaram sobre as tendências das ferramentas de busca para o próximo ano.

De noite ocorreu o WebmasterRadio.FM Search Bash Sponsored by Microsoft Live Search! no Palms Hotel. Não pude estar presente mas ouvi dizer que foi muito divertido.

No dia 14 ocorreu uma confraternização entre todos os palestrantes e participantes. Cerveja e aperitivos a vontade. O evento foi realmente interessante para networking sendo um ponto muitíssimo positivo para o evento do PubCon.

matt cutts

Matt Cutts e Cassiano

Jeff Randall e Cassiano

Jeff Randall e Cassiano

Rand Fishkin e Cassiano

Rand Fishkin e Cassiano

Tudo isso fora o Exposition Hall, onde tinham muitos stands como o do Google, Microsoft Live, PRWEB, entre muitos outros. O almoço não foi aquela coisa mas o café da manhã estava muito bom. Minha opinião sobre o evento é que foi realmente muito bom, algo que não se vê aqui no Brasil. Tiveram muitas palestras de nível realmente avançado e as conferências aqui no Brasil precisam melhorar e muito para chegar a altura do PubCon. Evento realmente fantástico. Parabéns a Brett Tabke, Jeff Randall e toda equipe do WebMasterWorld. Ano que vem farei o possível para estar em Vegas de novo!

E como no próprio site do PubCon diz: Everybody Loves Vegas Baby!

Cassiano Travareli

Cassiano Travareli

Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia Web. Trabalha com SEO há mais de 10 anos. É Top Contribuidor do Fórum do Google para Webmasters na Língua Portuguesa.

Deixe um comentário




Infoprodutos Brasil

Infoprodutos Brasil

Somos Afiliados Platinum do Clickbank e licenciamos os produtos mais vendidos do mercado em inglês, para o mercado em português.

Mapa do Afiliado

Cadastre seu e-mail e receba o guia de 160 páginas de puro conteúdo para afiliados iniciantes ou experts.